Menu Mobile

 

 
Fechar galeria
IPB LOGO

A FONTE DE NOSSO REFÚGIO (SALMO 11)

As lutas são reais e inevitáveis nesta vida. Jesus deixou isto bem claro quando afirma que no mundo nós teríamos aflições (Jo. 16. 33). As reações diante das lutas são variadas. Alguns apenas se abatem, outros entram em desespero, outros caem em um estado depressivo, outros em uma profunda tristeza. A segunda etapa reativa às lutas são as fugas. É sobre isto que trata o salmo 11, sobre não usarmos fugas para nossas tristezas ocasionadas pelas lutas.

O salmo 11 trata sobre uma tribulação que o salmista estava enfrentando. A tribulação que o salmista estava enfrentando era, na verdade, uma perseguição ocasionada pelos ímpios. Ao que parece o salmista estava sofrendo fortes perseguições por parte de ímpios, que estavam inclusive armando ciladas para prejudicar a vida do salmista.

A primeira atitude do salmista é se policiar para não ter outras fontes de refúgio que não seja Deus. Ele ouvia vozes que lhe diziam para fugir, como um pássaro foge para um monte. Então ele reforça já de início que Deus é o seu refúgio. Quando passamos por lutas e tribulações certamente somos tentados a usar fugas para nossa tristeza. Uns são tentados a usar fugas químicas, como bebidas, drogas; outros são tentados a usar fugas psíquicas como distrações, entretenimentos (que deveriam ser usados apenas para relaxamentos esporádicos); outros usam fugas impuras como impurezas sexuais. Não aceite essas propostas de fugas quando você estiver se sentido triste por causas das lutas e tribulações. Faça como o salmista, e tenha Deus como o seu refúgio na tribulação. Somente Deus pode acalmar nossos corações nos momentos de lutas. Busque alívio em Deus, através da oração e da Palavra, e não nas fugas pecaminosas.

Finalmente, lembre-se da Soberania de Deus quando você estiver passando por lutas e tribulações, mesmo que seja por perseguições. No versículo 4 o salmista diz que nos céus tem o Senhor o seu trono. Deus controla todas as coisas. Deus é soberano sobre nossas lutas, e tem poder para nos dar livramento. Então confie no poder e no controle de Deus sobre todas as coisas, sabendo que “todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus”. (Rm. 8. 28).

Que Deus nos abençoe.

 

 

Compartilhe:

Novidades

Acesse as últimas pregações, aulas e estudos bíblicos

23/08/2022
50 ANOS DE IPB DIADEMA
IP Diadema

22/08/2022
ESTUDO ESPECIAL DE FÉRIAS – AS BEM-AVENTURANÇAS
IP Diadema

07/10/2021
1ª SEMANA DA FÉ REFORMADA DO PRRD
IBRAK PRRD

Igreja Presbiteriana do Brasil em Diadema -
Todos os direitos reservados.