A CONDIÇÃO PARA HABITAR NA PRESENÇA DE DEUS
Um dos atributos de Deus mais ressaltados no Antigo Testamento é sua santidade. Ele é “santo, santo, santo” (Is 6.3), aquele que é “glorificado em santidade” (Êx 15.11). Por isso, ele deve ser adorado “na beleza da santidade” (Sl 29.2). A santidade de Deus, portanto, significa que ele é exaltado em majestade, ele é o nosso Rei Santíssimo, bem como é separado do pecado, porque ele é moralmente puro, pois “Deus é luz, e nele não há treva nenhuma” (1Jo 1.5).
Então, como nós, sendo pecadores, podemos permanecer na presença de Deus, que é santo? Que condição Deus exige para que possamos habitar na sua presença? A resposta é uma vida perfeita (Sl 15.1,5). Porém, qual de nós vive em plena integridade (v.2), nunca difamou a alguém, ainda que secretamente no coração (v.3), ou nunca pecou contra um irmão em Cristo, seja em palavra, ação ou pensamento (v.4)? Nossas obras não garantem acesso à presença de Deus, pois todas as nossas justiças são como trapo de imundícias (Is 64.6). Que faremos então?
A boa notícia é que Deus abriu “um novo e vivo caminho” para habitarmos em sua presença (Hb 10.19). Que caminho é esse? Jesus Cristo, o nosso Senhor! (Jo 14.6). Ele é o nosso substituto perfeito, cuja vida impecável foi oferecida como sacrifício na cruz para que todos os nossos pecados fossem perdoados e pudéssemos acessar a presença de nosso Deus. Graças a Cristo, podemos entrar com ousadia no Santo dos Santos e ali permanecer, pois ele é o nosso Sumo Sacerdote, o nosso representante diante do Pai (Hb 10.19,21). Assim, a condição para habitar na presença de Deus foi satisfeita por Cristo. Logo, o que garante nossa habitação em sua presença é a graça de Deus, pois a nossa aproximação e permanência diante dele é sustentada por ela (Rm 5.2; Hb 10.19).
Portanto, você pode desfrutar da comunhão com Deus através da oração cotidianamente, porque Jesus garantiu o seu acesso a ele. Não tema as acusações de Satanás, pois o sangue de Cristo Jesus o justifica de todo pecado e o torna digno de desfrutar dessa grande benção. Além disso, o Deus “santo, santo, santo” (Is 6.3) nos aceitou por meio de Cristo Jesus, por isso, viva em santidade de vida como forma de gratidão, pois se ele é santo, sejamos santos!