Menu Mobile

 

 
Fechar galeria
IPB LOGO

A ATITUDE QUE DEVEMOS TER NA ORAÇÃO (SALMO 28)

A experiência dos homens de Deus registrada nas Escrituras é uma maneira didática de Deus nos ensinar vários aspectos da vida cristã. O Livro dos Salmos, especialmente, está repleto de orações que mostram como aqueles homens expunham as suas mais profundas emoções, temores, alegrias, fracassos e confiança a Deus. O Salmo 28, Salmo de Davi, especificamente, nos ensina que atitude devemos ter na oração.

A primeira atitude que devemos ter na oração é clamar a Deus (v.1,2). Clamar significa literalmente “clamar por ajuda”. É um grito intenso a Deus por socorro. A intensidade da nossa angústia determina também a intensidade da nossa oração. Além disso, em nossa profunda ansiedade, o que desejamos da parte de Deus é ser ouvidos. Por isso, Davi pede ao Senhor para que ele não se mantenha em silêncio, mas que ouça a sua súplica (v.2). Clamar a Deus é uma atitude constante de Davi nos Salmos. O que fazer quando a angústia aperta o nosso peito? Quando surge um ‘nó na garganta’? Tal como Davi, precisamos clamar a Deus suplicando o seu socorro.

A segunda atitude que devemos ter na oração é fazer petição a Deus (v.3-5). Davi pede para que ele não tenha o mesmo fim que os ímpios, os quais não consideram as obras de Deus e são falsos. Devemos apresentar as nossas petições a Deus em nossas orações. Especialmente sobre as nossas ansiedades, Paulo ensina que as nossas petições devem ser conhecidas por Deus através da oração com gratidão (Fp 4.6-7). A Paternidade de Deus é um consolo para todas as preocupações que ocupam o nosso coração. Quais são as tuas preocupações? Pedro nos exorta a que lancemos “lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós” (1Pe 5.7).

Por fim, a terceira atitude que devemos ter na oração é agradecer a Deus (v.6-7). Deus respondeu à sua oração, por isso ele diz “Bendito seja o SENHOR, porque me ouviu as vozes súplices!” (v.6). Davi foi socorrido por Deus, por isso sua boca está cheia de louvor. Um dos fatores que nos motivam a orar é que Deus sempre responde às nossas orações, segundo a vontade dele. A resposta do SENHOR revigora o nosso coração, certamente. E a gratidão, o júbilo e o louvor a ele devem ser dados!

Clamar, pedir e agradecer a Deus são elementos essenciais na oração. Por isso, não deixemos de buscar a Deus nas angústias e aflições, pois, como a experiência de Davi nos ensinou, o Senhor ouve as nossas orações, bem como as responde. Que Deus nos abençoe!

Compartilhe:

Novidades

Acesse as últimas pregações, aulas e estudos bíblicos

23/08/2022
50 ANOS DE IPB DIADEMA
IP Diadema

22/08/2022
ESTUDO ESPECIAL DE FÉRIAS – AS BEM-AVENTURANÇAS
IP Diadema

07/10/2021
1ª SEMANA DA FÉ REFORMADA DO PRRD
IBRAK PRRD

Igreja Presbiteriana do Brasil em Diadema -
Todos os direitos reservados.