VISÃO DA IPD
Por meio do direcionamento à unidade em Cristo, somos um só rebanho e temos um só Pastor, Cristo Jesus. Neste sentido, a IPD tem o objetivo de Buscar, Abraçar, Alimentar e Capacitar pessoas a conhecerem e amarem a Jesus, cumprindo assim os mandamentos de Deus de amá-Lo acima de todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos (Mateus 22.36-39), anunciando o evangelho de Jesus Cristo para a cidade de Diadema e a todos, em todos os cantos do mundo, que puderem ouvir as boas novas de salvação.
NOSSA CRENÇA, DOUTRINA E SÍMBOLOS DE FÉ
Acreditamos que todos os cristãos devem conhecer e saber dar razão de sua fé, de maneira explícita. Somos uma Igreja de Fé Reformada, cremos em Deus e no relacionamento com Ele por meio da mediação de Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador, baseado no Evangelho revelado por Ele e pelas Escrituras Sagradas e guiados pelo Espírito Santo. Cremos, portanto, na Bíblia como nossa única regra de fé e prática e, com base nela, como sistema expositivo de doutrina, adotamos os símbolos de Fé oficiais da Igreja Presbiteriana do Brasil, a saber: Confissão de Fé de Westminster, Catecismo Maior de Westminster e Breve Catecismo de Westminster.
Clique nos links abaixo para acessar os nossos símbolos de fé:
OS CINCO SOLAS DA REFORMA PROTESTANTE
Os cinco solas são o resumo dos princípios fundamentais da Reforma Protestante do século XVI, realizada por meio do esforço de crentes como Jerônimo Savanarola, João Huss, entre outros e exponenciada por Martinho Lutero que, no dia 31 de outubro de 1517, afixou à porta da igreja do castelo de Witenberg as suas 95 teses, cujo teor resume-se em que Cristo requer o arrependimento e a tristeza pelo pecado e não a penitência, em um retomada ao Senhorio de Cristo e não ao dos homens. Resumidamente, as proposições teológicas que serviram como pilares da Reforma Protestante são os chamados Cinco Solas da Reforna – frases latinas que surgiram para enfatizar a diferença entre a teologia reformada protestante e a teologia católica romana. A palavra sola, do latim, significa “somente” ou “apenas”. Os cinco solas são:
- Sola scriptura (somente a Escritura)
- Solus Christus (somente Cristo)
- Sola gratia (somente a graça)
- Sola fide (somente a fé)
- Soli Deo gloria (glória somente a Deus).
Para saber mais a respeito dos Cinco Solas da Reforma Protestante, recomendamos a leitura da Declaração de Cambridge, a respeito.
- Depravação Total (Total Depravity)
- Eleição Incondicional (Unconditional Election)
- Expiação Limitada (Limited Atonement)
- Graça Irresistível (Irresistible Grace)
- Perseverança dos Santos (Perseverance of the Saints)
Para saber mais a respeito dos Cinco Pontos do Calvinismo, recomendamos a leitura do artigo “João Calvino e ‘Os Cinco Pontos do Calvinismo’”, de autoria do Rev. André do Carmo Silvério.