O QUE PEDIR A DEUS NA ANGÚSTIA
O cristão passará por aflições. Isto é bíblico, isto é fato. Mas, o que, por vezes, angustia nosso coração, nas aflições, é não sabermos o que dizer a Deus. A própria Bíblia Sagrada nos diz que em nossa fraqueza não sabemos orar como convém (Rm. 8. 26-27). Davi, através do Salmo 69, nos ensina o que devemos pedir a Deus na angústia.
A primeira coisa que devemos pedir a Deus na angústia é clamar o seu nome. A Bíblia nos ensina que na angústia devemos clamar ao Senhor. Davi clama a Deus, como está registrado no versículo primeiro: “Salva-me, ó Deus”. Então clame ao Senhor. Abra seu coração a Deus e peça por socorro. No salmo 118, versículo 5 o salmista afirma: “Na minha angústia clamei ao Senhor e ele me respondeu”. Clame ao Senhor, e ele te responderá como lhe aprouver.
Em segundo lugar, informe Deus tudo o que você está passando. Obviamente Deus sabe todas as coisas (Salmo 139), e sabe o que precisamos, antes mesmo que nós peçamos (Mt. 6. 1-8). Todavia, Deus quer manter um relacionamento legítimo e genuíno conosco, não simplesmente uma relação religiosa entre o fiel o seu Deus. Por isso Davi falava a Deus tudo o que ele estava passando, como é perceptível nos primeiros versículos.
Em terceiro lugar, humilhe-se na presença de Deus. Isso implica em que você deve admitir onde você errou. Mesmo nas lutas, seja vítima de uma situação ou não, nós cometemos erros durante o processo. Por isso, devemos ser humildes e admitir nossos erros. Davi, mesmo sendo perseguido e sofrendo angústia por causa de seus inimigos ele admitia seus erros. No versículo 5 ele afirma: “As minhas culpas não te são ocultas”.
Por fim, o que se conclui senão, que em nosso momento de angústia devemos sempre nutrir a esperança da glória eterna, pois é esta esperança que nos dá forças para seguir em frente em meio às lutas. Por isso o salmista afirma no último versículo: “Porque Deus salvará Sião… os que amam o nome nela habitarão.” Quando estiver passando por lutas mantenha o foco na esperança da glória eterna. Que Deus nos abençoe.