A ESTRUTURA DA ORAÇÃO DO PAI NOSSO
Talvez um dos textos bíblicos mais ricos em conteúdo e estilo, bem como em ensinamento é a Oração do Pai Nosso. Apesar ser um texto pastoral, no sentido de ter sido ensinado por Jesus com um fim prático, a Oração do Pai Nosso nos traz profundas significações teológicas. Na Oração do pai Nosso encontramos verdades profundas acerca dos atributos de Deus, bem como acerca da Antropologia Bíblica.
O conteúdo da Oração do Pai Nosso revela verdades essenciais acerca do amor de Deus, quando retrata o seu perdão. Também manifesta premissas acerca da providência de Deus, quando ressalta acerca do cuidado de Deus em nossa manutenção cotidiana. Ademais, a Oração do Pai Nosso ressalta verdades acerca da santidade de Deus, de forma indireta quando nos exorta à confissão de pecados, como de forma direta quando ressaltada que Deus é um pai que deve ser santificado em nossos lábios.
Além de trazer profundas verdades acerca dos atributos de Deus, a Oração do Pai Nosso nos revela verdades essenciais também acerca do homem e sua natureza. A Oração do Pai Nosso ressalta, por exemplo, nossa dependência de Deus no sustento diário, por isso devemos apelar para que ele nos dê o pão de cada dia. Além disso, a Oração do Pai Nosso também revela verdades acerca de nossa pecaminosidade, quando nos ensina a pedir perdão para Deus por nossos pecados. Mostra ainda a nossa fragilidade, quando nos ensina que devemos orar pedindo para Deus não nos deixar cair em tentação.
Todas essas verdades sobre os atributos de Deus e sobre a natureza humana são estruturadas na Oração do Pai Nosso através de um prefácio, as petições e uma conclusão. No prefácio há referência aos atributos de Deus, e isso se repete na conclusão, e no restante do texto, há os modelos de petições. Isto evidencia a clareza e a profundidade da Oração do Pai Nosso. Por isso, devemos nos aprofundar na prática e no conhecimento de seu conteúdo. Que Deus nos abençoe.