COMO DEVEMOS NOS PREPARAR PARA A SANTA CEIA
A Santa Ceia é um dos eventos (se não o maior) mais importantes para a vida da igreja e dos cristãos. Sua importância e magnitude se dão por seu simbolismo. A Santa Ceia simboliza a morte de Cristo na Cruz, e o alimentar-se de Cristo por parte dos cristãos. É, de alguma forma, a Páscoa cristã. Jesus nos ordenou que fizéssemos memória dele sempre, através da Santa Ceia, até que ele volte.
A Santa Ceia é um momento alegre e reflexivo ao mesmo tempo. É um momento de alegria porque somos lembrados de nossa redenção. Somos lembrados do preço que foi pago na cruz. Nos lembra que somos livres do inferno e do Diabo. Nos lembra que Jesus vem um dia nos resgatar. E também nos lembra da comunhão nossa com o corpo de Cristo. Por isso a Santa Ceia é motivo de alegria diante de nosso Deus.
Todavia, a Santa Ceia também deve nos levar a uma profunda contrição, pois reforça a gravidade e peso de nossos pecados, e reforça a ira de Deus sobre seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor. A Santa Ceia nos faz lembrar, nesse sentido, das trevas sobre a cruz de Cristo. Nos faz lembrar da solenidade da morte de Cristo. Isso deve nos fazer sentir um sentimento misto de contrição e alegria.
Todo esse teor solene e ao mesmo tempo festivo deve nos levar a uma postura de seriedade para com a Santa Ceia. Por isso, devemos nos preparar para o momento da Santa Ceia, como o momento mais nobre e digno de nossas vidas. Essa preparação, de acordo com o Catecismo Maior de Westminster, envolve oração, consagração e autoexame. Devemos nos preparar em oração para este momento tão grandioso. Também é necessário nos consagrarmos a Deus, abandonando todo pecado, e nos purificando. E ainda, é nosso dever fazer um autoexame, seguindo as orientações do Apóstolo Paulo, onde nos diz em 1Co. 11. 28-34, que devemos nos examinar antes de tomar a Ceia. Preparemo-nos para tão grande e importante evento, que é a Santa Ceia.
Que Deus nos abençoe!