Menu Mobile

 

 
Fechar galeria
IPB LOGO

As implicações práticas do batismo

 

O Batismo é uma das ordenanças do Senhor mais importantes para a vida cristã. Sua importância reside não somente em sua natureza legal, no sentido de ser uma ordem de Cristo, mas também em seu significado, qual seja, o símbolo do batismo espiritual no corpo de Cristo, e também símbolo do selo da Aliança.

O Batismo cristão não tem apenas os aspectos supra citados como os mais importantes. Sua importância também reside em suas implicações práticas para a vida cristã. Nesse sentido ele não é apenas um rito com um fim em si mesmo. O Batismo com água, apesar de ser sim um rito externo, ele representa verdades espirituais profundas e fundamentais, devendo naturalmente promover mudanças na vida do crente, especialmente em sua consciência.

Nesse sentido, o Catecismo Maior de Westminster responde de maneira acertada e profunda à sua pergunta 167: “Como devemos tirar proveito de nosso batismo?”. Isto porque precisamos entender que devemos ser batizados não para cumprir mero protocolo eclesiástico, mas como um símbolo de fé em Cristo Jesus pela salvação, e, no caso de crianças, em obediência à Palavra, por fé e esperança de que esta criança será selada factivelmente quando adulta, ao professar sua fé.

Segundo o Catecismo Maior de Westminster, a primeira implicação prática do Batismo diz respeito ao voto solene que se faz durante a ministração deste rito. Seja por meio dos pais, seja quando realizado em neófitos, que professam publicamente sua fé em Cristo. Isto significa que nossa profissão de fé para o batismo, ou, por causa do batismo, deve ser encarada por nós como uma espécie de voto, porque é feita em público, e em nome do Senhor. Devemos, então, viver uma vida de temor diante do Senhor devido à confissão pública de nossa conversão. Consequentemente, o Batismo também deve nos impulsionar e nos constranger a viver uma vida digna da vocação a que nós fomos chamados. Assim, daremos o real valor que tem o Batismo, vivendo uma vida de santificação decorrente de nossa pública profissão de é no Batismo. Que Deus nos ajude a colocar em prática este princípio.

(Cf. Sl 22:10,11; Rm 4:11,12;6:2-5,22; I Co 1:11,13;12:13,25,26; I Pe 3:21; Gl 3:26,27, extraídos do CMW, 167).

 

Compartilhe:

Novidades

Acesse as últimas pregações, aulas e estudos bíblicos

23/08/2022
50 ANOS DE IPB DIADEMA
IP Diadema

22/08/2022
ESTUDO ESPECIAL DE FÉRIAS – AS BEM-AVENTURANÇAS
IP Diadema

07/10/2021
1ª SEMANA DA FÉ REFORMADA DO PRRD
IBRAK PRRD

Igreja Presbiteriana do Brasil em Diadema -
Todos os direitos reservados.