Menu Mobile

 

 
Fechar galeria
IPB LOGO

Pergunta 125 – Por que são os superiores chamados “pai” e “mãe”?

Os superiores são chamados ‘pai’ e ‘mãe’ para lhes ensinar que, em todos os deveres para com os seus inferiores, devem eles, como verdadeiros pais, mostrar amor e ternura para com aqueles, conforme as suas diversas relações; e para levar os inferiores a cumprirem os seus deveres para com os seus superiores, pronta e alegremente, como se estes fossem seus pais. (Ef 6:4; 1 Ts 2.7,8,11,12; 1 Co 4:14-16).

O grande desafio da atualidade é acompanhar as transformações da sociedade moderna, especialmente em razão da velocidade com que a tecnologia avança e afeta as relações interpessoais. Nesse contexto, mudar ou acompanhar as transformações da sociedade torna-se inevitável, no entanto, quais são os limites dessas mudanças no que se refere à educação dos filhos?

O dever de criar e educar os filhos são tratados não apenas em nosso Catecismo Maior, como também em nossa Constituição Federal (artigo 229): “os pais têm o dever de assistir, criar e educar os filhos menores e, os filhos maiores têm o dever de ajudar e amparar os pais na velhice, carência ou enfermidade”. Porém, não é isso que tem acontecido, ao contrário, os pais estão cada vez mais ocupados e, por isso, negligenciam cada vez mais a educação de seus filhos e a desprezam, primariamente, à escola, às autoridades policiais, aos psicólogos e até mesmo aos influenciadores digitais.

Ainda que a própria lei civil reflita a lei de Deus, essas instituições de apoio não têm por finalidade atuar em defesa dos princípios cristãos. Assim, quando pais cristãos fogem da responsabilidade de educar seus filhos, contribuem com uma sociedade que cada vez mais se apega à modernidade e se afasta daquilo que considera ultrapassado: a experiência dos mais velhos, o respeito às boas tradições, aos valores morais e bíblicos.

Desta forma, percebemos que a autoridade dos pais se encontra ameaçada, principalmente, pela omissão dos pais em educar seus filhos no Senhor – ainda mais no tocante ao exercício da autoridade e da submissão.

Diante desses fatos, o Catecismo Maior nos mostra de que forma deve ocorrer a relação entre pais e filhos como também o modelo de relacionamento entre superiores e subordinados nas diversas relações que exercemos:

  1. Devemos ensinar aos nossos filhos que as posições de autoridade na sociedade nos representam;
  2. Os agentes de autoridade (família, Igreja e Estado) devem exercer suas funções em amor e gentileza;
  3. O fato de exercermos funções de autoridade com amor e gentileza não significa que devamos deixar de aplicar as devidas correções ou sanções;
  4. Aqueles que estão sob autoridade devem cumprir seus deveres com alegria e disposição considerando, acima de tudo, a aliança com o Senhor.

Em síntese, devemos nos voltar a Deus e rogar por sua misericórdia e graça para que, como superiores, possamos exercer nossas funções em amor e gentileza ao passo que, como filhos e subordinados, façamos tudo de boa vontade respeitando as autoridades instituídas por Deus e, por fim, consigamos, através do exemplo, transmitir esses princípios aos nossos filhos.

Que o Senhor, nosso Deus, nos ajude a cumprir sua Palavra em todo o tempo!

 

 

Compartilhe:

Novidades

Acesse as últimas pregações, aulas e estudos bíblicos

23/08/2022
50 ANOS DE IPB DIADEMA
IP Diadema

22/08/2022
ESTUDO ESPECIAL DE FÉRIAS – AS BEM-AVENTURANÇAS
IP Diadema

07/10/2021
1ª SEMANA DA FÉ REFORMADA DO PRRD
IBRAK PRRD

Igreja Presbiteriana do Brasil em Diadema -
Todos os direitos reservados.