Menu Mobile

 

 
Fechar galeria
IPB LOGO

Pergunta 121 – Por que a expressão “lembra-te” se acha colocada no princípio do quarto mandamento?

 

“A expressão “lembra-te” se acha colocada no princípio do quarto mandamento, em parte devido ao grande benefício que há em nos lembrarmos dele, sendo nós assim ajudados em nossa preparação para guardá-lo; e porque, em o guardar, somos ajudados a guardar melhor todos os mais mandamentos, e a manter uma grata recordação dos dois grandes benefícios da criação e da redenção, que contém em si a breve súmula da religião; e em parte porque somos propensos a esquecer-nos deste mandamento, visto haver menos luz da natureza para ele, e restringir nossa liberdade natural quanto a coisas permitidas em outros dias; porque este dia aparece somente uma vez em cada sete, e muitos negócios seculares intervêm e muitas vezes nos impedem de pensar nele, seja para nos prepararmos para ele, seja para o santificarmos; e porque Satanás, com os seus instrumentos, se esforça para apagar a glória e até a memória deste dia, para introduzir a irreligião e a impiedade”

Gn 2:2,3; Ex 16:23;20:8,12,20;34.21; Nm 15:37,38,40; Ne 13.19;13:15-23; Jr 17:21-23; Lm 1:7; Sl 118:22,24; Lc 23:54,56;  Hb 4.9”.

Certamente somos a geração que mais possui acesso à ferramentas que nos permitem gerenciar nossas agendas, preparar lembretes, não nos deixando esquecer de coisas importantes e planejando melhor a nossa vida. Temos acesso a esses recursos por meio dos computadores, celulares e, se não gostarmos muito de “tecnologia”, podemos usar a boa, velha e eficiente agenda de papel ou caderneta de anotações.

Contudo, apesar de tantos meios disponíveis para gerir a nossa agenda, assusta-nos notar que os cristãos do presente, em muitos casos, “esquecem” dos seus compromissos com o Senhor da Igreja. E me refiro ao compromisso que, como servos, temos de O servir em Sua casa de oração aos domingos, seja na Escola Bíblica, seja no culto.
Confesso que não me atrevo a falar sobre os compromissos semanais (estudos bíblicos, estudos nos lares, encontros ou trabalhos aos sábados), porque certamente o número de “esquecimentos” vai aumentar – e muito.

Ora, se não há falta de recursos para gerir a nossa agenda, se os trabalhos dominicais são já uma tradição de longos anos, com agenda fixa (que não cobre todo o dia de domingo), onde está o problema deste “esquecimento” que acomete muitos cristãos do presente século?

Creio que o texto de Mateus, 6.21, nos ajuda a responder a essa questão: “Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração”. O problema não é a agenda, o problema não é a igreja, o problema não são dias de 24 horas.

O problema é o que habita em nosso coração. Se Deus não habitar o nosso coração, então este se encherá de ídolos, que serão prioridade em nossa agenda e, assim, não veremos a beleza e o cuidado amoroso de Deus para com o Seu povo, em reservar um dia – em sete – para que possamos nos dedicar a Ele e nEle descansar.

E Deus mostra a sua bondade e cuidado conosco, ao nos lembrar, por meio do quarto mandamento, do que realmente importa, do que realmente deve habitar o nosso coração e o que de fato fará bem às nossas vidas. Dessa forma, deixo aqui o convite amado irmão e irmã: revise a sua agenda!

Não falo da agenda digital ou de papel. Falo da agenda do seu coração. Deus nos ama a tal ponto, que ordena um encontro exclusivo com Ele mesmo, para glória dEle e para o nosso crescimento.  Revise a agenda do seu coração!

A ELE toda a glória.

 

 

Compartilhe:

Novidades

Acesse as últimas pregações, aulas e estudos bíblicos

23/08/2022
50 ANOS DE IPB DIADEMA
IP Diadema

22/08/2022
ESTUDO ESPECIAL DE FÉRIAS – AS BEM-AVENTURANÇAS
IP Diadema

07/10/2021
1ª SEMANA DA FÉ REFORMADA DO PRRD
IBRAK PRRD

Igreja Presbiteriana do Brasil em Diadema -
Todos os direitos reservados.