Pergunta 120 – Quais são as razões do quarto mandamento?
O quarto mandamento é o mandamento que ordena que guardemos o sábado, e o santifiquemos ao Senhor. Entendemos que o princípio da guarda do sábado permanece no Novo Testamento, mudando apenas o dia, que era antes o sábado propriamente dito, e passou a ser o Domingo, pois a igreja no Novo Testamento se reunia em adoração no primeiro dia da semana. Não nos deteremos aqui em explorar as razões da mudança do sábado para o domingo. Nos concentraremos em explicar as razões porque devemos dedicar um dia da semana ao Senhor.
A primeira razão é porque Deus só exige de nós um dia da semana para culto público, enquanto os demais seis dias são dedicados aos nossos afazeres. Por isso somos indesculpáveis quando não guardamos o dia do Descanso, no caso, o Domingo. Deus pede/exige que dediquemos pelo menos um dia da semana para ele em adoração.
A segunda razão se é porque somos adoradores, e Deus é o nosso criador, e por isso lhe devemos culto, e nesse sentido lhe devemos culto solene, onde dedicamos um dia em especial a ele somente. Uma forma de consagração a Deus. Consagramos tudo em nós, e consagramos um dia em especial a ele.
O terceiro motivo é porque o próprio Deus nos dá exemplo, quando afirma que trabalhou seis dias e descansou no sétimo. Se Deus, que não precisa de descanso, de fato descansou de toda a sua obra no sétimo dia, então nós também devemos descansar, visando a reposição de nossas energias para reiniciar a execução de nosso trabalho com um novo vigor.
O terceiro e último motivo é porque a guarda deste mandamento tem como objetivo ser bênção às nossas vidas. Guardar um dia da semana para descansar e para cultuar a Deus não deve soar para nós como um fardo, mas como um meio de sermos abençoados espiritual e fisicamente. Estes são as razões do quarto mandamento, conforme exposição do Catecismo Maior de Westminster, a partir de sua análise de Êxodo 20. 9-11. Cultivemos a prática de guardar o domingo como Dia do Senhor, para adoração público e para o descanso físico.
Que Deus nos dê esta graça.