Pergunta 118 – Por que é o mandamento de guardar Dia do Senhor ou Domingo mais especialmente dirigido aos chefes de família e a outros superiores?
O mandamento de guardar o Dia do Senhor ou Domingo é mais especialmente dirigido aos chefes de família e a outros superiores, porque estes são obrigados não somente a guardá-lo por si mesmos, mas também fazer que seja ele observado por todos os que estão sob o seu cuidado; e porque são, às vezes, propensos a embaraçá-los por meio de seus próprios trabalhos.
Esse tema referente ao dia do Senhor é muito pertinente nos dias atuais quando se vê diversas situações em que o trabalho realizado nesse dia em que deveria haver um descanso e a adoração a Deus; o mais interessante é que o Catecismo Maior vai apontar que esse requisito deve ser prestado principalmente aos líderes dos lares. Diante disso será tratado sobre as razões desse alerta.
A primeira razão trata sobre a representação que o chefe de família tem em relação a Deus e ao próximo, pois o Senhor, desde o início, ao conversar com Adão, deu o direcionamento e as responsabilidades. E com Moisés, representante do povo, ordena o repasse aos anciãos e esses a nação como um todo. Eles eram os líderes deveriam inculcar nas gerações futuras do seu povo.
A segunda trata do governo. No texto de Êx 23.12 a ordem dada a Moisés não era apenas para a pessoa descansar mas, também, “o teu boi e o teu jumento; e para que tome alento o filho da tua serva e o forasteiro”. Isso significa que cada chefe de família, ou mesmo patrões devem se atentar a situação em que tanto o familiar, quanto o empregado necessitam reunir-se com a família para que desfrutem da união e tenham condições, com as energias reabastecidas, produzir com melhor qualidade e consequentemente com maior lucro.
O terceiro, mas não menos importante, refere-se aos mandatos dados ao homem e que devem ser cumpridos. Deus criou o sétimo dia para o santificar e dar ao homem a oportunidade de adorá-lo com todo o seu ser e isso é obedecer o mandato espiritual. O homem deve ao seu próximo o segundo maior mandamento que é o amor; fazer sua família compreender que guardar o domingo é um ato de amor também ao próximo é cumprir o mandato social.
Evitar atividades que requeiram o trabalho de outras pessoas aos domingos, ou que os animais produzam ou trabalhem em os campos, requer a obediência ao mandato cultural que também foi exigido por Deus.
Que o Senhor dê sabedoria a todos, e principalmente aos líderes, para o cumprimento dessa exigência.
Deus nos abençoe!