Pergunta 112 – O que se exige no terceiro mandamento?
No terceiro mandamento exige-se que o Nome de Deus, os seus títulos, atributos, ordenanças, a Palavra, os sacramentos, a oração, os juramentos, os votos, as sortes, suas obras e tudo quanto por meio do quê Deus se faz conhecido, sejam santa e reverentemente usados em nossos pensamentos, meditações, palavras e escritos, por uma afirmação santa de fé e um comportamento conveniente, para a glória de Deus e para o nosso próprio bem e o de nosso próximo. Amados irmãos a Graça e a Paz do Senhor Jesus esteja sobre todos.
Tentar falar sobre essa pergunta do catecismo maior é uma honra, como também uma responsabilidade imensa.
Esse texto poderia render tranquilamente por volta de quatro pastorais devido à riqueza de seu tema. Para se ter uma ideia se apenas fossem colocados os textos bíblicos de referência para a resposta sobre a pergunta não caberia nessa folha do boletim. No entanto, serão delimitados aqui alguns conceitos mais restritos devido ao espaço destinado para a meditação.
A resposta é iniciada com referências ao santo nome de Deus, tanto na oração dominical, referenciada em Mt 6.9 “Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome”, quanto ao cuidado em guardar as palavras escritas no livro sagrado, conforme a indicação de Moisés em Dt 28.58 “para temeres este nome glorioso e terrível, o SENHOR, teu Deus”. Como o cuidado ao entrar na casa de Deus lembrada por Salomão em Ec 5.1 e o cuidado em fazer os votos a Deus nos versos 2 e 4 desse mesmo capítulo, como no texto de Jr 4.2. Traz também preceitos sobre o cuidado na administração dos sacramentos ao Senhor, trazendo a recomendação de Paulo em 1 Co 11.28 e 29.
Ao falar sobre o cuidado que seu povo deve ter com o que foi revelado através da Bíblia Sagrada, os teólogos lembram o texto magnífico de Ml 3.16 “Então, os que temiam ao SENHOR falavam uns aos outros; o SENHOR atentava e ouvia; havia um memorial escrito diante dele para os que temem ao SENHOR e para os que se lembram do seu nome”. Por essa razão que o povo de Deus deve sempre falar sobre os seus oráculos todos os dias em seus lares, nos cultos domésticos; nos estudos bíblicos e escolas dominicais. Durante os cultos receber a palavra de Deus ministrada pelo pastor para instruir os discípulos a viver uma vida exemplar nesse viver diário, de acordo com a orientação de 1 Pe 2.12 “mantendo exemplar o vosso procedimento no meio dos gentios, para que, naquilo que falam contra vós outros como de malfeitores, observando-vos em vossas boas obras, glorifiquem a Deus no dia da visitação”.
Todas essas orientações servem para que o povo de Deus possa cumprir honrosamente as exigências desse mandamento, para viver uma vida agradável ao Senhor e assim louvar ao Senhor junto como os santos no mar de vidro que entoavam o cântico de Moisés “Grandes e admiráveis são as tuas obras, Senhor Deus, Todo-Poderoso! Justos e verdadeiros são os teus caminhos, ó Rei das nações! Quem não temerá e não glorificará o teu nome, ó Senhor?” Ap 15.3.
Que seu povo passa cumprir o terceiro mandamento de forma que agrade a Deus.
Deus nos abençoe!