Pergunta 15 – Que é a obra da criação?
A obra da criação é aquela pela qual Deus, pela palavra do seu poder, fez do nada o mundo, e tudo quanto nele há, para si no espaço de seis dias, e tudo muito bom.
Gen. 1: Heb. 11:3; Apoc. 4:11; Rom. 11:36.
Criador
Como sociedade, nos gabamos do nosso poder criativo e de nossa capacidade de realização. Quando olhamos a história, isso parece fazer sentido pois vemos que fomos capazes de criar estradas que cortam países, de erguer prédios suntuosos, de construir aviões, carros e até foguetes para ir à lua. Fomos, também, capazes de criar computadores, a internet e aplicativos que se conversam. E, se formos falar em saúde, vejam quantos remédios foram criados, cirurgias que são feitas – por exemplo, o transplante de coração.
Se pensamos na arte, vemos a beleza da música e suas infinitas possibilidades de melodias, além da própria poesia ou, quem sabe, os magníficos quadros que retratam a realidade ou o imaginário em cores tão distintas. Nos julgamos seres criativos. Mas, será que somos mesmo?
A verdade é que não. Nós somos grandes transformadores de matéria existente, ou seja, seres racionais que refletem a glória e majestade de Deus e foram dotados de capacidade criativa para transformar algo que já foi criado. Quando construímos um prédio por exemplo, estamos na verdade manipulando algo que foi criado por Deus “a partir do nada” e isso acontece com o avião, remédios e até mesmo com a arte.
A capacidade de criar do nada pertence apenas a Deus e é por isso que a CFW, na pergunta 15 “Que é a obra da criação?”, responde: a obra da criação é aquela pela qual Deus, pela palavra do seu poder, fez do nada o mundo e tudo quanto nele há, para si no espaço de seis dias, e tudo muito bom.
É por isso que quando olhamos tudo o que foi criado e derivado a partir da criação, só podemos dar glória ao Criador que, com poder, do nada fez tudo. Toda a criação reflete a glória de seu criador. Quão maravilhoso, perfeito e soberano é o Senhor, que imprime em sua criação traços da sua perfeição, cuidado, beleza, complexidade e amor. Vemos isso claramente apreciando as obras da natureza, cuja principal é o ser humano.
Que nossas mentes e corações possam estar atentos para render glórias não aos homens, mas ao Senhor, porque somente ELE é capaz de “do nada, criar algo”, somente ELE é capaz de criar estruturas tão complexas e maravilhosas, somente ele é digno de toda honra glória e louvor porque, afinal de contas, somente ELE é o Criador.