Menu Mobile

 

 
Fechar galeria
IPB LOGO

O SENTIDO TEOLÓGICO DA CONCLUSÃO DO PAI NOSSO

 

     A oração do Pai Nosso é rica em conteúdo teológico, de seu início ao fim. Além de servir-nos de referência para nossa relação com Deus, a oração do Pai Nosso também nos serve de referência teológica, no sentido de que revelar profundas verdades acerca de Deus e de seus atributos. Não é diferente na conclusão desta oração, como veremos.

     A primeira verdade revelada acerca de Deus, na conclusão da oração do Pai Nosso, é que que o Reinado pertence a Deus (“Pois teu é o Reino”). A Bíblia nos ensina que Deus reina de maneira invisível. Cristo já reina, pois está assentado à direita de Deus Pai, e nós também nos assentamos nos lugares celestiais em Cristo Jesus (Ef. 2). Isto significa que há um reino, mas um reino invisível de Cristo. Além disso, há o reino visível de Deus, é o seu domínio e reinado sendo executado de maneira plena e visível para toda criatura. Isto ocorrerá na volta de Cristo. Também existe o reinado direto de Deus, onde ele decreta e determina o início, o meio, o fim e a execução de todas as coisas. E por fim, existe o reinado indireto de Deus, que é o seu governo nos corações dos homens, onde os mesmos se sujeitam grata e voluntariamente a ele. Nossa oração tem que ser no sentido de pedir a Deus que execute a vinda de seu reinado pleno, que engloba todas as manifestações de seu poder.

     A conclusão da oração do Pai Nosso também nos revela o poder de Deus, onde Cristo nos ensina a orar pedindo que seja atribuído a Deus todo o poder. “Pois teu é o reino, o poder”. Admitir que o poder pertence a Deus é admitir que dependemos dele em todas as áreas de nossas vidas. Dependemos de Deus especialmente no que tange à salvação. Como somos incapazes, então dependemos de seu poder para que cheguemos ao pleno conhecimento da verdade. Também dependemos dele no que diz respeito à obra da providência. Isto significa que dependemos de Deus em nosso dia a dia, e em nossas dificuldades. Por isso que devemos pedir que Deus nos guarde, nos proteja e nos fortaleça na força de seu poder.

     Por último, a última lição que aprendemos na oração do Pai Nosso é que toda glória pertence a Deus (“Pois teu é o reino, o poder e a glória, amém”). Isto implica em que Deus não dá a sua glória a ninguém, e que nossas motivações devem ser voltadas para glorificar a Deus. Essa motivação de glorificar a Deus deve ser evidenciada especialmente em nossas orações. Devemos concluir desejamos firmemente que “assim seja”, em outras palavras, “amém”. Que Deus nos abençoe.

Compartilhe:

Novidades

Acesse as últimas pregações, aulas e estudos bíblicos

23/08/2022
50 ANOS DE IPB DIADEMA
IP Diadema

22/08/2022
ESTUDO ESPECIAL DE FÉRIAS – AS BEM-AVENTURANÇAS
IP Diadema

07/10/2021
1ª SEMANA DA FÉ REFORMADA DO PRRD
IBRAK PRRD

Igreja Presbiteriana do Brasil em Diadema -
Todos os direitos reservados.