Menu Mobile

 

 
Fechar galeria
IPB LOGO

O SENTIDO DE REINO NA ORAÇÃO DO SENHOR

 

O tema Reino de Deus é um assunto que permeia toda a Escritura, desde seu início, no Antigo Testamento. Aliás, já nos primeiros capítulos, em Gênesis 3, Deus já revela uma batalha milenar entre reinos. Deus afirma a Satanás que a partir daquele momento haverá uma constante batalha entre Satanás e a descendência e descendente da mulher, que, sabemos se tratar de Cristo.

Após a Queda de Adão e Eva, o mal, sob diversos aspectos, se instaurou no mundo. O mal moral domina os corações dos homens, e o mal satânico domina este mundo tenebroso (Cf. Efésios 2 e 6). Esse domínio do mal sobre este mundo atingiu de forma aguda os judeus. Na história do povo de Deus no Antigo Testamento fica evidente esta tragédia.

O Antigo Testamento relata o sofrimento do povo de Deus, ora causado por seus próprios pecados, ora, consequentemente, causado pela maldade dos tiranos da terra, sob vários impérios insurgentes. À luz da teologia bíblica, inferimos com certa segurança, que essa ação militar das nações contra Israel estava salvaguardada pela ação de Satanás nos bastidores.

A vida do povo de Deus, nos tempos de Jesus, era de sofrimento, opressão e subjugo dos romanos. Por isso, de quando em quando surgiam incursões dos judeus contra o Império na Palestina, na tentativa de serem livres do poder do império. Todas estas revoltas foram fracassadas. Todo esse cenário fomentava no coração dos judeus, a esperança da monarquia messiânica. Esperavam ansiosamente a chegada do Messias como o Rei que os libertaria em definitivo.

O povo de Deus, os judeus da época, não entendia ainda, que o Reino de Deus que viria libertá-los era diferente, sob diversos aspectos, do que eles imaginavam. Era diferente porque não era destinado apenas a eles, mas a todo aquele que crê, independente da etnia. Era diferente porque não era um Reino Civil, mas invisível, ainda que se manifestará um dia visível e glorioso. E era diferente porque se manifestaria derrotando Satanás, abrindo assim portas à expansão do Evangelho no mundo.

É este Reino que devemos pedir a Deus que o traga o quanto antes. Foi isto que Jesus nos ensinou na oração do Pai Nosso. Devemos orar para que o Reino de Deus venha logo. Ao orar assim, estamos pedindo o avanço do Evangelho, e a volta de Cristo, para reinarmos com ele eternamente, ainda que já reinamos com ele de maneira invisível (Ap. 20, Ef. 2. 5-7). Oremos para que o Reino de Deus se manifeste de maneira plena e cabal neste mundo caído e rebelde.

Compartilhe:

Novidades

Acesse as últimas pregações, aulas e estudos bíblicos

07/10/2021
1ª SEMANA DA FÉ REFORMADA DO PRRD
IBRAK PRRD

04/06/2021
1ª CONFERÊNCIA TEOLÓGICA REFORMADA
IBRAK PRRD

29/03/2021
CULTO DA RESSURREIÇÃO
IP Diadema

Igreja Presbiteriana do Brasil em Diadema -
Todos os direitos reservados.