Menu Mobile

 

 
Fechar galeria
IPB LOGO

QUE MOTIVOS VOCÊ TEM PARA ORAR?

A Bíblia trata sobre o tema da oração em diversas circunstâncias e traz exemplos de orações maravilhosas, com respostas imediatas ao povo de Deus. O Catecismo Maior de Westminster também trata sobre oração, na pergunta 184, a saber: pelo quê devemos orar?

Note que a resposta apresenta quatro situações relacionadas com a oração. Em primeiro lugar, mostra que a oração deve manifestar a glória de Deus. John Piper, em seu livro Alegrem-se os Povos, menciona que “a oração é para a glória do Pai”. R. C. Sproul, no livro A Oração Muda as Coisas?, diz que: “tudo que Deus faz, tudo que Deus permite e ordena é, em sentido supremo, para a sua glória. Também é verdade que, enquanto Deus busca supremamente a sua própria glória, o homem se beneficia quando Deus é glorificado”. No texto de Êxodo 14, nos versos 4 e 17, Deus diz a Moisés que será glorificado em Faraó. O objetivo primordial da oração é santificar o nome de Deus e glorificá-lo, como Jesus demonstra em Mateus 6.9.

Um segundo ponto relacionado a essa pergunta trata do bem-estar da igreja. Jeremiah Burroughs, em seu livro Adoração Evangélica, diz que “a oração tem uma voz operante em todas as grandes obras de Deus no mundo, os grandes assuntos do reino de Cristo”. A oração é algo que deve estar em constante apoio para o bom andamento da obra na igreja, pois a guerra traçada no mundo espiritual deixa claro a necessidade de a todo instante invocar a Deus, pedindo para que o Senhor Jesus cumpra aquilo que ele disse sobre as portas do inferno não prevalecerem sobre a igreja.

Um terceiro pensamento relacionado essa pergunta afirma que a oração irá fazer com que você sinta todos os cuidados vindos do próprio Deus. Paulo, de uma forma muito especial, como é lido em Romanos 8.29, afirma que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus e que são chamados segundo o propósito – e esse propósito é a adoração ao soberano Deus que nos guarda em todos os nossos embates.

Em último lugar, para contrapor os benefícios, essa pergunta também alerta sobre a necessidade de orar por algo que é lícito. Será que você tem pedido ao soberano Deus o que é verdadeiramente louvável diante Dele? No texto de Provérbios 30.8-9, lemos: “… não me dês nem a pobreza nem a riqueza; dá-me o pão que me for necessário; para não suceder que, estando eu farto, te negue e diga: Quem é o SENHOR? Ou que, empobrecido, venha a furtar e profane o nome de Deus.

Que Deus o conduza a adorá-lo da maneira mais perfeita possível em sua oração.

Compartilhe:

Novidades

Acesse as últimas pregações, aulas e estudos bíblicos

23/08/2022
50 ANOS DE IPB DIADEMA
IP Diadema

22/08/2022
ESTUDO ESPECIAL DE FÉRIAS – AS BEM-AVENTURANÇAS
IP Diadema

07/10/2021
1ª SEMANA DA FÉ REFORMADA DO PRRD
IBRAK PRRD

Igreja Presbiteriana do Brasil em Diadema -
Todos os direitos reservados.