Menu Mobile

 

 
Fechar galeria
IPB LOGO

O ALVO DE NOSSAS ORAÇÕES

A pergunta 183ª do Catecismo Maior de Westminster é norteadora no que tange ao alvo de nossas orações. Isto porque muitas pessoas não entendem o aspecto objetivo de nossas orações. Precisamos entender que Deus não é uma espécie de “gênio da lâmpada”. Deus, apesar de, como afirma a Escritura, ser provedor dos que os buscam, é antes de tudo, o Criador amoroso e pessoal. Quando dizemos que ele é pessoal, estamos afirmando na verdade que devemos nos aproximar dele com a consciência de que estamos em um relacionamento pessoal com Deus. Nesse sentido é importante termos claro em nossas mentes todos os aspectos teológicos e lógicos da oração. Vejamos quais devem ser os alvos de nossas orações, segundo a pergunta 183 do Catecismo Maior de Westminster.
Em primeiro lugar, o Catecismo Maior de Westminster, obviamente baseado nas Escrituras, afirma que devemos orar pela Igreja de Cristo. Isto implica em que devemos interceder pela liderança da igreja local. Devemos orar pelos obreiros da Igreja, a Junta Diaconal, bem como pelo Conselho da Igreja. Ainda nesse sentido, devemos orar também pela liderança regional (Presbitério, Sínodo) e Nacional da Igreja. Cabe ainda o dever de orar pela comunhão da igreja, pelo seu crescimento na Palavra, e por sua expansão.
Devemos orar também por missões. Nesse sentido devemos, continuamente, interceder pelas famílias dos missionários. Devemos orar para que Deus levante mais trabalhadores para a sua seara bendita. Devemos orar por despertamento missionário. Somente um verdadeiro avivamento pode despertar uma igreja para o amor às missões. E isto vem por intermédio da oração.
O Catecismo insta-nos ainda a intercedermos em favor das autoridades civis (Cf. 1Tm. 2. 1, 2). O objetivo de orarmos em favor das autoridades civis é para que elas sejam alcançadas pelo Evangelho, pois, como afirma o Apóstolo Paulo, é da vontade de Deus que todos os (tipos) homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento do Evangelho.
Ainda, dentro dos temas abordados pelo Catecismo, é salientado que devemos orar por nós mesmos e por nossos inimigos. Devemos orar por fortalecimento espiritual, por livramento, por crescimento, por santificação. Devemos orar por nossa família. Devemos orar por perdão de pecados. E, devemos orar por nossos inimigos.
Finalmente, o Catecismo Maior de Westminster nos orienta a que não façamos orações em favor dos mortos, pois, como diz a Escritura, após a morte segue-se o juízo (Hebreus 9. 27). Também nos é exortado a não fazermos orações em favor daqueles que pecaram para a morte (1Jo. 5. 16). Isto significa que não devemos interceder por aqueles que cometeram o pecado da blasfêmia contra o Espírito Santo e/ou por aqueles que cometeram o pecado da apostasia, do abandono total da fé. Sigamos as orientações bíblicas expostas pelo CMW, pois servem-nos para nosso crescimento espiritual.

Que Deus nos abençoe.

Compartilhe:

Novidades

Acesse as últimas pregações, aulas e estudos bíblicos

23/08/2022
50 ANOS DE IPB DIADEMA
IP Diadema

22/08/2022
ESTUDO ESPECIAL DE FÉRIAS – AS BEM-AVENTURANÇAS
IP Diadema

07/10/2021
1ª SEMANA DA FÉ REFORMADA DO PRRD
IBRAK PRRD

Igreja Presbiteriana do Brasil em Diadema -
Todos os direitos reservados.