Menu Mobile

 

 
Fechar galeria
IPB LOGO

   COMO O ESPÍRITO SANTO NOS AJUDA A ORAR

 

As lutas e tribulações são eventos inescapáveis aos cristãos, pois a Bíblia atesta claramente que passaremos por tribulações e aflições neste mundo (Jo. 16. 33; Rm. 8; Tg. 1. 2). Nestes momentos de aflição somos tentados a desanimar, ou a se refugiar nas fugas humanas. Todavia, a Bíblia nos orienta que, especialmente nestes momentos, devemos buscar intensamente a presença de Deus em oração.

Umas das dificuldades em o crente buscar a presença de nos momentos de tribulação é porque o crente não sabe orar como convém, como diz Paulo em sua carta aos Romanos, onde ele ensina que nós não sabemos orar como convém, especialmente nos momentos de fraqueza. Então o próprio Apóstolo Paulo nos revela qual é a saída: “Mas o Espírito Santo intercede por nós em nossas fraquezas” (Rm. 8. 26). Segundo Paulo, o Espírito intercede por nós porque não sabemos orar como convém.

De fato, quando estamos em fraqueza a tendência de nossa carne é clamar por livramento. É natural que seja assim. Todavia, há momentos em que o melhor para nós não é o livramento, mas a luta. O Espírito Santo vê o todo. Ele enxerga o propósito por trás de nossas tribulações. Então, quando clamamos por livramento, muitas vezes o Espírito intercede por nós para Deus nos dá força para suportar a tribulação, não para escapar à tribulação.

Se nossas tribulações visam a transformação de nosso caráter, então é natural que o Espírito Santo deseje que continuemos na tribulação, até que nosso caráter seja transformado. De acordo com o Catecismo Maior, o Espírito Santo nos ajuda em nossa fraqueza nos habilitando, a saber, por quem orar, pelo quê orar e como devemos orar.

Em suma, podemos ter a confiança de que alguém está sempre a interceder por nós. E esse alguém é nada menos que o próprio Espírito Santo. E se o Espírito prioriza a transformação de nosso caráter, a despeito de nosso bem-estar, devemos ter um coração alinhado à vontade do Espírito. Devemos priorizar a mudança de nosso caráter, mesmo que isso nos custe muita dor.

 

Compartilhe:

Novidades

Acesse as últimas pregações, aulas e estudos bíblicos

23/08/2022
50 ANOS DE IPB DIADEMA
IP Diadema

22/08/2022
ESTUDO ESPECIAL DE FÉRIAS – AS BEM-AVENTURANÇAS
IP Diadema

07/10/2021
1ª SEMANA DA FÉ REFORMADA DO PRRD
IBRAK PRRD

Igreja Presbiteriana do Brasil em Diadema -
Todos os direitos reservados.