Menu Mobile

 

 
Fechar galeria
IPB LOGO

PORQUE ORAMOS EM NOME DE JESUS

A oração é o meio pelo qual nos comunicamos com Deus. É através da oração que mantemos comunhão com o nosso Senhor. Por isso, a oração ocupa um lugar central na Revelação das Sagradas Escrituras. Todavia, a despeito de todo ensino acerca da oração, este tema tem sido alvo de muitas distorções no decorrer da história da Igreja. Por isso, a necessidade de revisitarmos este tema, à luz da Revelação bíblica.

A Bíblia nos ensina que devemos orar em nome de Jesus (Jo. 14. 13), e que tudo o que pedirmos em nome de Jesus, ele nos atenderá. Devemos entender que, orar em nome de Jesus é um dos critérios para Deus nos ouvir. Junto a este, há outros, como, pedir, segundo a vontade de Deus (1Jo. 5. 13-14), ou seja, pedirmos algo submetendo à vontade e à decisão de Deus. Além disto, ainda, há o princípio de que Deus nos ouve quando pedimos algo não para gastar em nossos deleites, mas para um fim edificante (Tg. 4. 3). E ainda, é necessário pedirmos algo que culmine na glória de Deus (1Co. 10. 31).

Tendo exposto os critérios para Deus atender às nossas orações, é importante também atentarmos para o significado de orar em nome de Deus. Devemos entender, a priori, que esta expressão, “em nome de Jesus”, não é uma expressão mágica, ou mística, onde tratamos Deus como um “gênio da lâmpada”, pronto a atender nossos pedidos, quando usamos as palavras mágicas. Não! De forma alguma!

Orar em nome de Jesus tem uma conotação carregada de significado teológico, que é de fundamental importância o fiel compreender, ao fazer uso da expressão. Para entendermos o que significa orar em nome de Jesus, devemos resgatar todo o histórico por trás da redenção que há em Cristo. Sem Cristo, os pecados do indivíduo o separam de Deus (Is. 59. 1-3). Isto foi exemplificado e ilustrado por meio da revelação do tabernáculo, onde o véu simbolizava a separação entre Deus e o homem.

A morte de Cristo na cruz derribou a parede de separação, nos reconciliando com Deus (Rm. 5. 9-10; 2Co. 5. 18). Quando oramos, temos a certeza de que Deus vai nos ouvir porque Cristo quebrou a barreira que nos separava de Deus. Assim, orar em nome de Jesus, significa orar confiante de que o sacrifício de Cristo foi suficiente para nos dar livre acesso ao Pai (Rm. 5. 1, 2), intercedendo eternamente por nós como mediador único e suficiente (Rm. 8. 34; 1Tm. 2. 5). Dessa forma, orar em nome de Deus é admitir que Deus só nos ouve por causa de Cristo e sua obra. Portanto, busque a presença de Deus nessa convicção.

Compartilhe:

Novidades

Acesse as últimas pregações, aulas e estudos bíblicos

23/08/2022
50 ANOS DE IPB DIADEMA
IP Diadema

22/08/2022
ESTUDO ESPECIAL DE FÉRIAS – AS BEM-AVENTURANÇAS
IP Diadema

07/10/2021
1ª SEMANA DA FÉ REFORMADA DO PRRD
IBRAK PRRD

Igreja Presbiteriana do Brasil em Diadema -
Todos os direitos reservados.