EM QUAL CIRCUNSTÂNCIA O POVO CRISTÃO É DIFERENTE DO NÃO CRISTÃO?
O Catecismo Maior de Westminster, em sua pergunta 177, traz a resposta a essa pergunta e mostrar a importância sobre os sacramentos do batismo e da Santa Ceia. Como também mostra o quê um difere do outro. Como o texto de Atos 2.38 o batismo significa que os pecados da pessoa estão perdoados porque ela recebeu o dom do Espírito.
Muito interessante o paralelo entre o sinal e o selo tanto no Novo Testamento quanto no Antigo. No Novo o Batismo e no Antigo a circuncisão, que era o sinal demonstrativo que aquela pessoa fazia parte do povo de Israel e também a garantia, ou selo demonstrando que aquele menino pertencia à nação exclusiva de Israel. Assim também o batismo tem essa garantia no Novo Testamento.
O que não podemos esquecer que o que Deus exigia no Antigo Testamento com relação à circuncisão era que a pessoa deveria, na verdade, ser circuncidada em seu coração, pois o que Deus buscava no seu povo da antiga Aliança era exatamente isso. Essa característica de circuncidar ocorria apenas uma única vez na vida do indivíduo quando o menino era apresentado por seus pais ao sacerdote e que fazia a circuncisão. Assim se tem o paralelo com o batismo que também é feito uma única vez.
Outro paralelo importante que está relacionado também ao outro sacramento mencionado no catecismo de Westminster. A Santa Ceia no Novo Testamento traz também a lembrança da Páscoa no Antigo Testamento.
Lembre-se que Jesus instituiu esse sacramento nessa festa e que a partir daquele instante Jesus exigiu que deveria ser constantemente lembrada pelos discípulos, assim como a Páscoa deveria ser lembrada pelos israelitas significando a libertação da escravidão do Egito.
Assim como essa comemoração traria para o povo a memória de sua exclusividade e demostra que era um povo especial e permanecia sob o poder e sustento do poderoso Deus. Da mesma forma a Santa Ceia deve te faz lembrar do momento em que Cristo morreu por nós para nos livrar da escravidão do pecado como diz Paulo em 1Co 11:26: “Porque, todas as vezes que comerdes este pão e beberdes o cálice, anunciais a morte do Senhor, até que ele venha”. Relembre sempre a importância e a diferença desses dois sacramentos.
Deus abençoe!