AS CONFLUÊNCIAS DOS SACRAMENTOS
Os dois Sacramentos deixados por Cristo, Batismo e Santa Ceia, têm elementos em comuns, bem como elementos distintos. O que os distingue, por exemplo, é em primeiro lugar seu significado. O Batismo simbolizada a regeneração, bem como a inserção no corpo de Cristo invisível, e no corpo de Cristo visível como comunidade da Aliança. A Santa Ceia, por sua vez, simboliza a morte de Cristo e nossa participação em sua morte, alimentando-se de seu corpo e fazendo memória do seu sangue derramado. Além disso, existem as diferenças materiais, por quanto o Batismo é realizado com água, a Santa Ceia é com alimento.
Estes dois Sacramentos não têm apenas diferenças, mas existem certas confluências, ou, semelhanças entre eles. De acordo com o Catecismo Maior de Westminster, que tem base bíblica, as semelhanças são as seguintes:
1) Deus é o autor de ambos. Isso significa que Deus, em Cristo, foi o causador dos eventos que são signos desses significantes. E não apenas isto, mas também que ele é o legislador destas ordenanças;
2) Cristo, e seus benefícios, são a parte espiritual de ambos. O Batismo simboliza a regeneração e entrada no pacto por meio de Cristo, e a Ceia simboliza a morte de Cristo. Os benefícios recebidos pela fé, através destes ritos, são dados por Cristo.
3) Ambos são selos do Pacto. Isso significa que estes dois ritos estão inseridos no contexto pactual. Isto porque Deus, desde o Antigo testamento, se relaciona com o seu povo por intermédio do Pacto. Ao ministrar a Ceia aos Discípulos Jesus diz, sobre o cálice, que este é o cálice da nova aliança. O Batismo é o meio pelo qual o crente passar a fazer parte da comunidade da Aliança.
4) Os dois sacramentos só devem ser ministrados por um ministro do Evangelho. Somente uma pessoa que é consagrada ao Sagrado Ministério está cognitivamente apta para ministrar estes elementos.
5) Por último, a continuidade desses ritos, pela igreja, até a volta de Cristo. A igreja deve ministrar esses sacramentos até que Cristo volte. São esses os princípios que são comuns a ambos os sacramentos.
Que Deus nos abençoe!