Menu Mobile

 

 
Fechar galeria
IPB LOGO

AS EXIGÊNCIAS DE DEUS PARA OS CRENTES NA CELEBRAÇÃO DA CEIA

Todos nós desejamos ser felizes aqui nesta terra. Todos nós desejamos encontrar paz, alegria e prosperidade. Mas, a maior bênção que uma pessoa pode ter não está na felicidade nesta terra. Nossa maior bênção não está no que Deus pode nos dar materialmente. A maior benção não são os livramentos de Deus nas lutas nesta vida. A maior bênção para uma pessoa nesta vida é a salvação em Cristo Jesus, pois como o próprio Cristo ensinou, não adianta nada ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma.

A nossa salvação é a nossa maior bênção, pois é por meio dela que Deus nos livra da ira presente, ira vindoura e da ira eterna. A importância da salvação também está no fato de que por meio da morte de Cristo obtemos livre acesso à presença de Deus, e recebemos a esperança da glória de Deus.

Diante disso, passamos então a entender, a compreender o peso, a solenidade e a seriedade da celebração da Santa Ceia, pois como já vimos nas demais perguntas do Catecismo, a Santa Ceia é o símbolo da morte de Cristo e da nossa salvação. Cristo nos ensina que devemos celebrar a Ceia para fazer memória dele e de sua obra até que ele volte.

Uma vez que entendemos a importância teológica e prática da nossa salvação, e também compreendemos o significado da Santa Ceia, consequentemente a Bíblia nos exorta sobre a postura correta do cristão ao celebrar a Santa Ceia. Dado o significado da Santa Ceia e o peso de solenidade desta celebração, o cristão precisa entender a seriedade desta ocasião. É isso de que trata a pergunta 174 do Catecismo Maior de Westminster.

Sobre a postura correta que nos cabe na celebração da Santa Ceia, o Catecismo ensina que a postura correta é de celebração e reverência. Isso implica em celebrar a Ceia com temor, pois é a celebração do evento mais importante sobre nossas vidas, a nossa salvação. Por esse motivo, Paulo exorta solenemente que os crentes que tomam a Santa Ceia devem tomá-la com cuidadoso autoexame, e consciente de que poderá acarretar sobre si juízo de Deus, caso não o faça com o devido temor e reverência.

Que Deus nos auxilie no aumento sensível de temor e reverência na ministração da Ceia do Senhor.

 

 

Compartilhe:

Novidades

Acesse as últimas pregações, aulas e estudos bíblicos

23/08/2022
50 ANOS DE IPB DIADEMA
IP Diadema

22/08/2022
ESTUDO ESPECIAL DE FÉRIAS – AS BEM-AVENTURANÇAS
IP Diadema

07/10/2021
1ª SEMANA DA FÉ REFORMADA DO PRRD
IBRAK PRRD

Igreja Presbiteriana do Brasil em Diadema -
Todos os direitos reservados.