Menu Mobile

 

 
Fechar galeria
IPB LOGO

A DIETA DO CRENTE

A sociedade ocidental pós-moderna vive uma briga com a balança. Em um mundo repleto de ofertas tentadoras com alimentos industrializados, muito açúcar, muito sódio e várias substâncias danosas ao organismo, colhemos os efeitos de uma má alimentação. Desnutrição e obesidade são problemas conhecidos de muitos de nós, sendo este último uma doença difícil de ser enfrentada, com muitas recomendações de dietas, algumas produtivas e outras fantasiosas demais. O fato é que o começo de uma vida saudável está numa boa alimentação.

No Novo Testamento temos a prescrição de uma dieta espiritual, que ao longa da história da igreja tem sido mal compreendida, mal interpretada, negligenciada, servida somente em parte, etc. Tal postura gera em nós, corpo de Cristo, deficiências parecidas com as que ocorrem em nosso corpo. O catecismo maior nos ensina em sua pergunta 168, que a ceia do Senhor é um sacramento que NUTRE e dá CRESCIMENTO NA GRAÇA àqueles que participam dela dignamente.

Vinho e Pão é a dieta do crente em Jesus Cristo. Quando participamos da ceia do Senhor anunciamos a sua morte, porque Cristo morreu por nós sendo nós ainda pecadores. Testemunhamos para nossos irmãos que estão celebrando conosco nossa gratidão pela aliança, somos renovados na fé e nos consagramos a Deus.

Essa lembrança da aliança renova em nós esperança de que aquele que começou a boa obra é fiel para completá-la. Dessa forma, nossos problemas e ansiedades se tornam pequenos diante da graça. Assim como a comunhão nos relembra que o amor de Cristo por nossos irmãos nos constrange a seguirmos o mandamento do amor.

Que nossos corações estejam ansiosos por este alimento da igreja, momento em que o Senhor se faz presente conosco por seu Espírito Santo, rejeitando o sentimento ritualista e vencendo a tentação da incredulidade na observância do sacramento.

Para completar a dieta lembremo-nos sempre de que não é só de pão que o homem viverá, mas de toda Palavra que vem de Deus. Vinho e Pão na ceia, Palavra de vida diariamente com a leitura da Bíblia e oração constante.

Um antigo pastor me dizia, lembre-se do BOI (Bíblia, oração e igreja) – A igreja é lugar da ceia do Senhor, a comunhão dos santos.

Que esta seja a sua dieta!

A Ele a glória, agora e no dia eterno.

 

Compartilhe:

Novidades

Acesse as últimas pregações, aulas e estudos bíblicos

23/08/2022
50 ANOS DE IPB DIADEMA
IP Diadema

22/08/2022
ESTUDO ESPECIAL DE FÉRIAS – AS BEM-AVENTURANÇAS
IP Diadema

07/10/2021
1ª SEMANA DA FÉ REFORMADA DO PRRD
IBRAK PRRD

Igreja Presbiteriana do Brasil em Diadema -
Todos os direitos reservados.