Menu Mobile

 

 
Fechar galeria
IPB LOGO

OS DOIS SACRAMENTOS BÍBLICOS 

Deus sempre guia o seu povo de maneira muito didática. No Antigo Testamento a fé do povo era fortalecida de por meio de sinais visíveis, como a circuncisão, por exemplo. No Antigo Testamento os símbolos e sinais eram muitos e diversos. Todavia, sob a revelação da nova Aliança, no Novo Testamento, esta realidade foi mudando, pois Deus resumiu os símbolos visíveis em apenas dois, quais seja, a Santa Ceia e o Batismo. Isto porque Deus deseja que o justo viva pela fé (Romanos 1. 16, 17), e sabemos que a fé a certeza das coisas que não se vê (Hebreus 11. 1-6). Assim, Deus deixou outorgado à sua igreja apenas dois sacramentos, ou, duas ordenanças ritualísticas, que são o Batismo e a Santa Ceia. Nossa fé não é baseada nestes símbolos, mas na Palavra. Todavia, estes símbolos servem-nos de meio para o fortalecimento de nossa fé.

A Santa Ceia é um sacramento em que os discípulos de Cristo renovam sua memória acerca do sacrifício de Cristo, e, por conseguinte, têm sua fé renovada. Neste rito o ministrando parte o pão e dá à igreja, simbolizando o partir do pão oferecido por Jesus aos seus discípulos, apontando para sua carne, isto é, para sua morte na cruz. De fato, é um dos momentos mais sublimes e importantes para a igreja. Deus instituiu este sacramento, porque sabe de nossa fragilidade cognitiva quanto às questões espirituais, ou seja, temos memória fraca para as coisas de Deus. A murmuração constante é um exemplo de que facilmente nos esquecemos das bênçãos divinas. Conhecendo-nos então, Deus nos deixa esta ordenança, a fim de que sempre façamos memória do sacrifício de Cristo na cruz por nós.

O Batismo é o rito que simboliza duas coisas, o novo nascimento e a entrada na Aliança. O Batismo é um ato simbólico, onde o batizando professa sua fé em Cristo, e é submetido à água, simbolizando a purificação de seus pecados. No entanto, quando o indivíduo é filho de crente batizado, mas ainda não tem idade para professar sua fé, ele é submetido ao batismo como símbolo de entrada na Aliança com Deus, por meio do Pacto familiar, como acontecia no Antigo Testamento através da circuncisão. Não tendo o Novo Testamento cessado a entrada dos filhos dos crentes no Pacto através de um rito, entendemos que então essa prática continua. E é natural que seja assim, afinal, Paulo chama os filhos dos crentes de santos (1Co. 7. 14). Nas próximas pastorais iremos detalhar mais sobre os aspectos bíblicos e teológicos desta prática.

São estes os dois sacramentos deixados por Cristo à Igreja, o Batismo e a Santa Ceia. Estes dois sacramentos são de suma importância à igreja, e devem ser sempre algo de muita alegria diante do Senhor, pois traz significância transformadora à vida da igreja e aos crentes individualmente. Que possamos sempre exercer estas ordenanças com muito temor e tremor, mas também com muita alegria diante do Senhor nosso Deus.

Que o Senhor o abençoe!

Compartilhe:

Novidades

Acesse as últimas pregações, aulas e estudos bíblicos

23/08/2022
50 ANOS DE IPB DIADEMA
IP Diadema

22/08/2022
ESTUDO ESPECIAL DE FÉRIAS – AS BEM-AVENTURANÇAS
IP Diadema

07/10/2021
1ª SEMANA DA FÉ REFORMADA DO PRRD
IBRAK PRRD

Igreja Presbiteriana do Brasil em Diadema -
Todos os direitos reservados.