Menu Mobile

 

 
Fechar galeria
IPB LOGO

Temos entendido o Espírito Santo?

A pergunta 161 do catecismo maior é respondida com a afirmação de que somente a operação do Espírito Santo junto com a bênção de Cristo fazem com que os sacramentos se tornem eficazes para a salvação.

A resposta indica que podemos pensar que os ritos têm em si eficácia para salvação. Indica também que podemos atribuir eficácia a quem administra os sacramentos. Porém para que não haja confusão do crente na observação destes mandamentos dados por Jesus, os teólogos de Westmminster reforçam categoricamente que não são os elementos, nem o homem que administra os sacramentos e sim a operação do Espírito Santo que tornam os sacramentos eficazes.

Antes que haja confusão também sobre o termo eficácia, precisamos deixar claro que não podemos supervalorizar o batismo e a ceia, atribuindo-lhes o poder de conceder salvação, quando na verdade o catecismo e a confissão de fé enfatizam que os sacramentos se unem à nossa salvação, sendo que todo que é salvo deve ser batizado e deve celebrar a morte e ressurreição do Senhor até que ele venha.

A eficácia para salvação está naquele que nos ensina na verdade, nos convence do pecado da justiça e do juízo, que nos consola em nossas aflições, que intercede por nós com gemidos inexprimíveis, que testifica com nosso espírito que somos filhos de Deus, que produz em nós amor, alegria, paz, mansidão, que nos dá domínio próprio e que glorifica o Filho e o Pai. Tudo isso é eficaz para a vida da nova criação. Tudo isso está inserido na celebração da ceia e no batismo. Porque Jesus mandou e porque o Espírito Santo opera.

Não são manifestações místicas, mas uma vida cheia da salvação que demonstram nosso entendimento sobre a obra do Espírito Santo.

Que a igreja entenda e deseje cada vez mais este trabalhar do Espírito, pois por Ele é que ela diz que Jesus é o Senhor e é com ele que ela, a noiva, clama: Vem!

A Deus toda a glória, agora e no dia eterno.

Compartilhe:

Novidades

Acesse as últimas pregações, aulas e estudos bíblicos

23/08/2022
50 ANOS DE IPB DIADEMA
IP Diadema

22/08/2022
ESTUDO ESPECIAL DE FÉRIAS – AS BEM-AVENTURANÇAS
IP Diadema

07/10/2021
1ª SEMANA DA FÉ REFORMADA DO PRRD
IBRAK PRRD

Igreja Presbiteriana do Brasil em Diadema -
Todos os direitos reservados.