Menu Mobile

 

 
Fechar galeria
IPB LOGO

Você sabe o que se comemora no 2º domingo de dezembro?

No segundo domingo de dezembro  é comemorado pela Sociedade bíblica do Brasil o Dia da Bíblia. Ela foi escrita em 2.539 idiomas (dados de 2013) e 3.9 bilhões de exemplares foram distribuídos em todo o mundo.

O cristianismo, a maior religião do mundo, que teoricamente considera a Bíblia como Palavra de Deus, tem cerca de 2,3 bilhões de pessoas – estão envolvidos católicos ortodoxos e protestantes.

Com esses dados teóricos é necessário que o faça pensar em um fator curioso. Se a Bíblia é o maior livro em mãos no mundo e 33% da população mundial proclama ser cristã, por que a situação no mundo está do jeito que está?

O Catecismo Maior de Westminster em sua pergunta 160 diz “Que se exige dos que ouvem a Palavra pregada?” e sua resposta é crucial para se entender a pergunta anterior a essa: “Exige-se dos que ouvem a Palavra pregada que atendam a ela com diligência, preparação e oração; que comparem com as Escrituras aquilo que ouvem; que recebam a verdade com fé, amor, mansidão e prontidão de espírito, como a Palavra de Deus; que meditem nela e conversem a seu respeito uns com os outros; que a escondam nos seus corações e produzam os devidos frutos em suas vidas”.

O maior fator é a falta de resposta do cristão ao ler e ouvir o que está sendo ensinado sobre a Palavra de Deus. Moisés ensinou ao povo de Israel e para você que as “palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração” (Dt 6.6-7). Salomão mostra que é “feliz o homem que me dá ouvidos” (Pv, 8.34), assim como o bebê necessita de alimento a Bíblia deveria ser para você como o “o genuíno leite espiritual, para que, por ele, vos seja dado crescimento para salvação” (1 Pe 2:1,2) e “receber a palavra com toda a avidez” como os de Beréia fizeram, “examinando as Escrituras” (At 17.11). Como também deve se apegar “com mais firmeza, às verdades ouvidas” (Hb 2.1).

Assim todo o cristão deve ter propósito de vida o Salmo 119:11 “Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti”. Você deve utilizar a “espada do Espírito, que é a palavra de Deus” (Ef 6:17). Além disso, talvez ainda não entendesse que “a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar a vossa alma” (Tg 1:21).

Com isso o cristão deve ter o propósito que deveria ser um lema em sua vida “Guia os humildes na justiça e ensina aos mansos o seu caminho” (Sl 25.9) Como tem visto esse propósito em sua vida meu amado irmão? Tem ensinado a outros sobre o que a Bíblia requer para eles?

Tenha consciência que a Bíblia é suficiente para transformar as pessoas, pois “a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração” (Hb.4:12). Atente ao que diz Tiago “Mas aquele que considera, atentamente, na lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse será bem-aventurado no que realizar” (Tg 1.25).

Que Deus o ajude!

Compartilhe:

Novidades

Acesse as últimas pregações, aulas e estudos bíblicos

07/10/2020
A IGREJA E O MUNDO
Escola Bíblica Dominical

30/07/2020
PASTORAL DE RETORNO DAS ATIVIDADES PRESENCIAIS
Rev. Leandro Rocha dos Santos

10/03/2020
PRIMEIRO INSTITUTO BÍBLICO REFORMADO DE DIADEMA
IBRAK PRRD

Igreja Presbiteriana do Brasil em Diadema -
Todos os direitos reservados.