Menu Mobile

 

 
Fechar galeria
IPB LOGO

Manejando bem a espada do Espírito

A pergunta 157 do catecismo maior traz como tema a forma devida de se ler as Escrituras. Utilizando a metáfora do apóstolo Paulo em Efésios 6, aprenderemos com o catecismo a maneira de manusear bem a Palavra de Deus, que é espada de dois gumes.

Em tempos de apreciação da irreverência, onde as pessoas estimam aqueles que não respeitam autoridades, precisamos ter um posicionamento completamente diferente do conceito pós moderno e ir à Bíblia com muita reverência, certos de estarmos ouvindo a voz de Deus. Pare para pensar na forma satirizada que o mundo tem tratado a Palavra de Deus. Sempre em períodos festivos para os crentes como o Natal e a Páscoa, vemos a afronta mundana, ganhando dinheiro com vídeos mentirosos e desrespeitosos acerca de nosso Salvador. Reverência implica em ter humildade e essa condição é fundamental para entendermos a Palavra de Deus. Somente Deus pode habilitar-nos para entendermos sua vontade e para isso, precisamos ir aos pés do Senhor para o ouvir, como fez Maria, com coração sincero e reverente.

O catecismo também nos instrui a ler com desejo de conhecer, crer e obedecer a vontade de Deus. As vezes nos limitamos a ler as mesmas passagens por achá-las mais fáceis ou nos detemos em textos que nos trazem esperança. Conhecer nos remete ao aprendizado contínuo, o desejo de crer nos ensina o quanto precisamos desenvolver a nossa fé para vencermos as aflições e obedecer, nos relembra quem nós somos e quem Deus é, ou seja, abre nossos olhos para sua graça.

Por fim a resposta à pergunta 157, diz que devemos ler a Bíblia com diligência e atenção ao seu conteúdo e propósito, com meditação e oração. Para dedicarmos atenção, para irmos com meditação e oração, temos que dispensar tempo de qualidade. Como isso tem sido difícil em nossa sociedade corrida! Que o Senhor tenha misericórdia de nós e perdoe nosso pecado, de não remir o tempo. Estamos viciados em mídias sociais e tentamos empurrar para debaixo do tapete chamado “falta de tempo” nosso pecado de não parar para falar com nosso Deus. Confessemos, pois, as nossas faltas com a certeza de que o Pai nos aceitou em Jesus e deixemos de priorizar nossos Smartfones ao invés da Bíblia.

Manusear bem a Palavra do Espírito, como um soldado que entende que está em guerra, implica em reverência, confiança, obediência, atenção e oração. Em resumo, usando a figura, temos que treinar para o combate.

Ao Deus eterno toda glória, agora e no dia eterno!

Compartilhe:

Novidades

Acesse as últimas pregações, aulas e estudos bíblicos

23/08/2022
50 ANOS DE IPB DIADEMA
IP Diadema

22/08/2022
ESTUDO ESPECIAL DE FÉRIAS – AS BEM-AVENTURANÇAS
IP Diadema

07/10/2021
1ª SEMANA DA FÉ REFORMADA DO PRRD
IBRAK PRRD

Igreja Presbiteriana do Brasil em Diadema -
Todos os direitos reservados.