Menu Mobile

 

 
Fechar galeria
IPB LOGO

OS TIPOS DE LEITURAS DA BÍBLIA

                                                      A Palavra de Deus deve ser lida por todos?“

Em pesquisa recente (2019) realizada pelo Instituo Pro-livro em parceria com o instituto Itaú Cultural, constatou-se que a Bíblia continua sendo o livro mais lido no Brasil (Cf. http://www.cpadnews.com.br/universo-cristao/51746/biblia-continua-sendo-o-livro-mais-lido-do-brasil-segundo-pesquisa.html). No entanto, a despeito desta boa notícia, foi constatado que houve uma diminuição do número de leitores da Bíblia . Isso reflete sobre a saúde espiritual do povo de Deus no Brasil. É uma realidade que serve-nos de alerta. Nesse sentido, a pergunta 156 do Catecismo Maior de Westminster nos norteará biblicamente sobre nossa postura cristã frente a esta realidade. Portanto, a pergunta 156, com suas respostas, pode clarear nossa mente, onde se constata as seguintes respostas:

I – “Não seja permitido a todos lerem a Palavra publicamente à congregação”. (CFW). A leitura pública da Palavra de Deus, e culto solene é realizada apenas por oficiais da igreja, seja presbíteros regentes, ou docentes (pastores), ou, rara as vezes, excepcionalmente por algum irmão a convite do pastor. Isto porque a leitura da Palavra de Deus em culto solene é algo de suma importância para a adoração pública, pois o culto ao Senhor é centrado na Palavra de Deus.

II – “Os homens de todas as condições têm obrigação de lê-la em particular para si mesmos.” (CFW). Esta resposta do Catecismo Maior é respaldada pela Palavra de Deus, que ressalta nossa obrigação individual de meditar na Palavra de Deus, de dia e de noite (Salmo 1; Salmo 119. 147-148). Esta leitura particular é fundamental para o nosso crescimento espiritual (1Pe. 2. 1-2). Se quisermos crescer espiritualmente devemos meditar na Palavra de Deus todos os dias, com a devida atenção, apreensão e afinco.

III – “Com as suas famílias.” (CFW). A leitura bíblia em família é essencial para a sustentação da espiritual da família da Aliança. Já em Deuteronômio lemos Deus exortando os pais a inculcar em seus filhos a lei do Senhor. Especialmente em dias tão difíceis como nossos dias, a leitura bíblica em família alimenta e sustenta a família da Aliança.

IV – “As Santas Escrituras devem ser traduzidas das línguas originais para as línguas vulgares.” (CFW). Para que o Evangelho do Reino cheguem a todas as etnias, a igreja deve zelar por promover a tradução da Bíblia para as mais diversas línguas que há no mundo. Isso faz parte de nossa obrigação cristã. Finalmente, devemos zelar pela vida de leitura e apego à Palavra de Deus.

Compartilhe:

Novidades

Acesse as últimas pregações, aulas e estudos bíblicos

07/10/2020
A IGREJA E O MUNDO
Escola Bíblica Dominical

30/07/2020
PASTORAL DE RETORNO DAS ATIVIDADES PRESENCIAIS
Rev. Leandro Rocha dos Santos

10/03/2020
PRIMEIRO INSTITUTO BÍBLICO REFORMADO DE DIADEMA
IBRAK PRRD

Igreja Presbiteriana do Brasil em Diadema -
Todos os direitos reservados.