146. Qual é o décimo mandamento?
O décimo mandamento é: “Não cobiçarás a casa do teu próximo, não desejarás a sua mulher, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma que lhe pertença”.
Êxodo 20.17
Este mandamento é muito atual e assim como naquele tempo do Velho Testamento orientou o povo de Israel a não cobiçar o bem alheio, ainda hoje continua orientando e advertindo os homens nos dias atuais.
A prosperidade e a felicidade de muitas famílias para muita gente é motivo de inveja e cobiça de alguns e é a causa de muitas pessoas se entristecerem por conta do sucesso do outro.
O interessante é que esse pecado acaba desencadeando outros pecados como a inveja, a cobiça e com isso causando a inimizade entre muitos.
A Bíblia nos adverte sobre isso e mostra a atitude do crente diante dessa situação como podemos conferir na carta aos Gálatas 5.16-17:
16 – Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne.
17 – Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis.
E o que dizer daquelas famílias que deixaram de conviver com outras por conta do outro desejar o que seu próximo tem e conquistou através do seu trabalho?
A palavra de Deus também nos ensina que esse é um mal entre muitos como podemos observar em Provérbios 16.27-29:
27 – O homem ímpio cava o mal, e nos seus lábios há como que uma fogueira.
28 – O homem perverso instiga a contenda, e o intrigante separa os maiores amigos.
29 – O homem violento coage o seu próximo, e o faz deslizar por caminhos nada bons.
Quantos casamentos terminaram por conta do adultério acometido entre um dos parceiros que resolveu viver essa infidelidade trazendo assim muita tristeza e decepção aos familiares com a descoberta?
O próprio Senhor Jesus nos adverte diante dessa realidade como podemos ver no evangelho de Mateus 5.28:
28 – Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela.
Infelizmente entre o povo de Deus essa é uma dura realidade que infelizmente explode como fofoca no seio da igreja, causado escândalo e discórdia entre os irmãos.
Essa realidade acontece porque muitos homens enchem seus corações com desejo de riqueza e deixa o orgulho dominar suas intenções e isso é a prova de que o inimigo de nossas almas anda no nosso meio procurando realizar seus planos malignos e cruéis.
A distância do Deus todo Poderoso acaba aproximando esses homens do pecado que tenazmente os assedia, escancarando suas fraquezas e imperfeições.
O mandamento apresentado por Deus para que o ser humano como indivíduo, povo, família e nação alcance à felicidade com paz e amor neste mundo e no mundo vindouro é cumprir o que esta escrito em Tito 3.8:
8 – Fiel é a palavra, e isto quero que deveras afirmes, para que os que crêem em Deus procurem aplicar-se às boas obras; estas coisas são boas e proveitosas aos homens.
Deus nos abençoe.