Menu Mobile

 

 
Fechar galeria
IPB LOGO

140. Qual é o oitavo mandamento?

O oitavo mandamento é: “Não furtarás”. Êxodos 20.15
Quando lemos esse versículo na Bíblia, logo vem a memoria o valor em espécie como dinheiro, dízimo e oferta que damos na igreja, porém o seu campo de abrangência é maior.
Esse mandamento além de se referir a isso, também abrange situações como roubar a paz, a alegria ou até mesmo o amor de uma pessoa, sem contar outras situações como o ato de fazer negociações fraudulentas, participar de contratos onde uma parte será maior beneficiada do que a outra.
Deus conhece o nosso interior e sabe do que somos capazes, como podemos observar o que esta escrita no livro do Profeta Ezequiel 20.44:
“E sabereis que eu sou o SENHOR, quando eu proceder para convosco por amor do meu nome; não conforme os vossos maus caminhos, nem conforme os vossos atos corruptos, ó casa de Israel, disse o Senhor DEUS”.
No livro do Profeta Isaias 1.4, também encontramos Deus se referindo ao homem como um ser corrupto:
“Ai, nação pecadora, povo carregado de iniquidade, descendência de malfeitores, filhos corruptores; deixaram ao SENHOR, blasfemaram o Santo de Israel, voltaram para trás”.
Jesus Cristo quando esteve entre nós também nos lembrou desse mandamento como podemos observar em Mateus 19.18:
“E Jesus disse: Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho”.
Diante dessas verdades podemos concluir que estamos diante de um Deus que conhece tudo inclusive os nossos segredos mais íntimos como esta escrito em Provérbios 20.27:
“O espírito do homem é a lâmpada do SENHOR, que esquadrinha todo o interior até o mais íntimo do ventre”.
Ninguém pode escapar das mãos do Senhor, pois tudo esta claro diante de seus olhos, na Bíblia encontramos diversos casos de homens e mulheres que tentaram ludibriar o DEUS TODO PODEROSO, um desses casos foi citado no livro de II Timóteo 3.8:
“E, como Janes e Jambres resistiram a Moisés, assim também estes resistem à verdade, sendo homens corruptos de entendimento e réprobos quanto à fé”.
Que possamos nos colocar diante Dele e pedir para sempre nos lembrar desse mandamento e nos livrar de situações as quais seremos tentados pelo inimigo de nossas almas ou tentados pela nossa própria natureza à cairmos no pecado do roubo seja ele contra o nosso próximo ou até mesmo contra o nosso próprio Deus.
Deus nos abençoe!
Compartilhe:

Novidades

Acesse as últimas pregações, aulas e estudos bíblicos

23/08/2022
50 ANOS DE IPB DIADEMA
IP Diadema

22/08/2022
ESTUDO ESPECIAL DE FÉRIAS – AS BEM-AVENTURANÇAS
IP Diadema

07/10/2021
1ª SEMANA DA FÉ REFORMADA DO PRRD
IBRAK PRRD

Igreja Presbiteriana do Brasil em Diadema -
Todos os direitos reservados.