Menu Mobile

 

 
Fechar galeria
IPB LOGO

138. Quais são os deveres exigidos no sétimo mandamento?

“Os deveres exigidos no sétimo mandamento são: castidade no corpo, mente, afeições, palavras e comportamento; e a preservação dela em nós mesmos e nos outros; a vigilância sobre os olhos e todos os sentidos, a temperança, a conservação da sociedade de pessoas castas, a modéstia no vestuário, o casamento daqueles que não têm o dom da continência, o amor conjugal e a coabitação, o trabalho diligente em nossas vocações, o evitar todas as ocasiões de impurezas e resistir às suas tentações.” 1Ts 4.4, 5; Ef 4.29; Cl 4.6; 1Pe 3.2, 1Co 7.2; Mt 5.28; Pv 23.31, 33; Jr 5.7; Pv 2.16, 20; I Co 5.9; 1Tm 2.9; 1Co 7.9; Pv 5.18, 19; 1Pe 3.7; 1Co 7.5; 1Tm 5.13, 14; Pv 31.27; Pv 5.8.
Deus concedeu aos homens, de forma graciosa, o presente de experimentar a beleza e os benefícios da fidelidade, dando desde o Éden o cônjuge perfeito, único e exclusivo para que em uma relação de amor e fidelidade, pudessem desfrutar da companhia um do outro e assim espelhar a maravilhosa relação de Cristo com a Igreja.
A fidelidade, que pode ser compreendia como um ideal de amor, encontra no sétimo mandamento uma expressão clara do desejo de Deus para com os seus filhos, que se traduz em compromisso, cuidado e dedicação – elementos claros na relação de Cristo com a sua igreja. A fidelidade, para os filhos de Deus, não se trata de uma opção a ser ou não aceita, mas uma ação clara e objetiva que deve ser exercida com amor.
Diante do absoluto dado por Deus, que visa a felicidade dos homens e a relação harmoniosa entre criatura e criador, entramos em rota de choque com o pensamento contemporâneo que fundamenta sua prática em relacionamentos líquidos, que tomam formas distintas conforme o desejo do coração e, nesta visão de mundo, fidelidade pode ser um impeditivo para se atingir a plenitude.
Como Deus nunca está errado e considerando a verdade bíblica de que “o coração do homem é tremendamente corrupto”, a quebra do sétimo mandamento sempre gera estragos para todos os envolvidos na relação, quer estejam ligados direta ou indiretamente à situação. Não há benefícios em desobedecer a Deus. Quebrar o seu mandamento é certeza da colheita (+)

Compartilhe:

Novidades

Acesse as últimas pregações, aulas e estudos bíblicos

23/08/2022
50 ANOS DE IPB DIADEMA
IP Diadema

22/08/2022
ESTUDO ESPECIAL DE FÉRIAS – AS BEM-AVENTURANÇAS
IP Diadema

07/10/2021
1ª SEMANA DA FÉ REFORMADA DO PRRD
IBRAK PRRD

Igreja Presbiteriana do Brasil em Diadema -
Todos os direitos reservados.