Menu Mobile

 

 
Fechar galeria
IPB LOGO

RAZÕES DA NOSSA ALEGRIA

 

A Alegria é uma das atitudes características do cristão. A Bíblia, com frequência, nos estimula e nos exorta a nos alegrarmos em Deus. A carta de Paulo aos Filipenses é um dos exemplos. Paulo em Filipenses capítulo 4 nos exorta a nos alegrarmos sempre e quando ele escreveu isto ele estava preso em uma situação de tribulação e opressão.

Todavia, para alguns cristãos é muito difícil colocar em prática a alegria, especialmente porque alguns cristãos se vêm passando por muitas lutas, tribulações e angústias, e que, diante destas circunstâncias, estes cristãos não vêem motivo para ter alegria ou para se alegrar diante de Deus. Isto nos faz lembrar dos israelitas quando foram exilados na Babilônia e foram instados a cantar louvores alegres ao Deus de Israel naquela situação de opressão onde eles responderam que não tinham motivos para cantar com alegria, pois estavam em terra estranha.

O Salmo 47 nos dá razões e motivos para nós nos alegrarmos e cantarmos com alegria. É importante notarmos que não só no Salmo 47, mas em toda a teologia bíblica dá a razão da alegria do cristão, e esta razão não está no próprio cristão, está em Deus, nos seus atributos, e, quando nós conhecemos o nosso Deus criador, quando conhecemos seus atributos, quem ele é, então encontramos motivos para nos alegrarmos, até porque, sabendo quem Deus é nós iremos entender como ele age em nossas vidas, a nosso favor, o que depreende-se disso também uma atitude de alegria.

O Salmo 47 ressalta que nós devemos celebrar com júbilo e bater palmas diante do Senhor dos exércitos. O salmo está lembrando não necessariamente uma liturgia de um culto, mas, lembrando a vitória de um rei, onde o povo celebra este rei com palmas na chegada deste rei, em sua cidade, depois de uma vitoriosa batalha.

Nosso Deus é rei, como ressalta o Salmo 47, e por isso, nós devemos celebrá-lo, devemos nos alegrar nele, e festejar nele com alegria.

Observe que o autor nos dá o motivo para nós nos alegrarmos em Deus e para celebrarmos, e o primeiro motivo está no versículo 1, qual seja, porque Deus é Rei. O segundo motivo para nós nos alegrarmos louvarmos a Deus é decorrente deste, sendo ele rei ele submete os povos aos nossos pés, e isso se cumprirá no julgamento final, como está escrito no livro de Apocalipse, onde Deus irá subjugar os povos submetê-los a julgamento por causa de seus pecados e nós, como diz Paulo em Primeira Coríntios capítulo 5, julgaremos os ímpios e até mesmo os anjos. Isso demonstra, por inferência, que nós já estaremos glorificados e justificados diante de todos.

Portanto Deus nos colocará em lugar de honra junto a seu trono, como está escrito também em Efésios capítulo 2 onde nos é dito que ele nos fez assentar em lugares celestiais em Cristo Jesus.

Isso é motivo de alegria, sabermos que Deus é Rei e compartilha conosco o seu reino. O versículo 4 aponta outro motivo para nós nos alegrarmos, que é o fato de que Deus nos escolheu como herança. Nós somos herança do Senhor e temos uma herança também a receber em Cristo, mas tudo isso já foi determinado antes da fundação do mundo.

Somos escolhidos, eleitos segundo a sua presciência, predestinados para sermos conforme a sua imagem e semelhança. Então, alegre-se em Deus, porque, em Cristo, você é mais que vencedor, pois em Cristo você tem um reino a herdar.

Você já está sentado nos lugares celestiais e ainda irá julgar o mundo. Deus nos deu vitória. Deus compartilhou conosco a Vitória em Cristo Jesus. Deus vai compartilhar conosco todo seu reino. Então você tem sim motivo para se alegrar, mas não mantenha o foco em si, mantém o foco em Cristo, em sua obra, em sua soberania, como nos ensina o Salmo 47, então você encontrará motivos para celebrar aos Senhor.  Que Deus nos abençoe

Compartilhe:

Novidades

Acesse as últimas pregações, aulas e estudos bíblicos

23/08/2022
50 ANOS DE IPB DIADEMA
IP Diadema

22/08/2022
ESTUDO ESPECIAL DE FÉRIAS – AS BEM-AVENTURANÇAS
IP Diadema

07/10/2021
1ª SEMANA DA FÉ REFORMADA DO PRRD
IBRAK PRRD

Igreja Presbiteriana do Brasil em Diadema -
Todos os direitos reservados.