Menu Mobile

 

 
Fechar galeria
IPB LOGO

Pergunta 25- Em que consiste o pecado desse estado em que o homem caiu?

O mal como conhecemos hoje teve uma origem muito antiga. Começou com a Queda de Adão. Foi a partir desta Queda que o mal moral se instalou no mundo e no coração dos homens. O nome que damos para esta Queda é Pecado Original.

Pecado original diz respeito ao ato rebelde de Adão quando desobedeceu a ordem expressa de Deus de não comer o fruto do conhecimento do bem e do mal. Este ato trouxe consigo várias consequências nefastas. Vejamos quais as consequências hamartiologicas (ou seja, relacionada ao pecado) da Queda.

A primeira consequência da Queda foi a culpa do pecado. A Bíblia nos diz que todos pecaram e por isso carecem da glória de Deus. E não apenas isto, a Bíblia nos diz ainda todo mundo é culpável perante Deus (Rm. 3. 19, 23). Por isso, o destino imediato do ser humano é a morte eterna, pois o salário do pecado é a morte (Rm. 6. 23). A única solução para este problema judicial do homem é que um advogado o substitua, pagando sua dívida. Foi exatamente isto que Jesus fez, pagou nossa dívida na cruz, e não somente a pagou, mas encravou-a inteiramente na cruz (Cl. 2. 13-14). No exato momento em que o ser humano confessa e crê em Cristo como seu único e suficiente salvador ele é justificado perante Deus. Nenhuma condenação há mais para os que estão em Cristo.

A segunda consequência do Pecado Original é a corrupção do pecado. Isto significa que o coração do homem passou a estar completamente corrupto. Não que o ser humano não seja mais capaz de praticar o bem, e ele o é, na verdade. Significa, no entanto, que o ser humano tem seu coração tão corrompido pelo pecado que é incapaz até mesmo de praticar o bem sem nenhuma inclinação maligna. É exatamente isto que a Bíblia nos ensina (Jr. 17. 9). No entanto, a habitação do Espírito Santo no coração do crente o capacita a vencer o pecado, de forma lenta, mas eficaz; de forma progressiva, mas certeira (2Co. 3. 18). A nossa responsabilidade neste processo consiste em meditar na Palavra (Jo. 17. 17), orar (Mt. 26. 41) e fugi (1Ts. 5. 22).

Por último, a terceira consequência da Queda foi a incapacidade do homem de aproximar-se de Deus. O homem não teve apenas seu coração manchado, mas, antes, foi expulso da presença de Deus (Gn. 3. 23, 24). O homem, por tanto, não tem mais capacidade próprio e inata de se aproximar de Deus. No entanto, em Cristo, ele passa a ter não somente livre acesso (Hb. 4. 16; 10. 19), mas auxílio do Espírito Santo neste processo (Rm. 8. 26). Louvamos ao nosso Deus porque nos libertou da condenação, da corrupção e da incapacidade gerada pelo Pecado!

Deus seja Louvado!

Compartilhe:

Novidades

Acesse as últimas pregações, aulas e estudos bíblicos

23/08/2022
50 ANOS DE IPB DIADEMA
IP Diadema

22/08/2022
ESTUDO ESPECIAL DE FÉRIAS – AS BEM-AVENTURANÇAS
IP Diadema

07/10/2021
1ª SEMANA DA FÉ REFORMADA DO PRRD
IBRAK PRRD

Igreja Presbiteriana do Brasil em Diadema -
Todos os direitos reservados.