Menu Mobile

 

 
Fechar galeria
IPB LOGO

Pergunta 21- Quem é o redentor dos escolhidos de Deus?

Para entendermos o teor desta pergunta do Catecismo Maior, devemos compreender o sentido da palavra “redentor”. Nos tempos bíblicos o redentor era uma designação dada para aqueles que compravam escravos. É neste sentido que a Bíblica aplica a palavra redentor à nossa vida espiritual.

O primeiro caso bíblico em que esta palavra foi aplica ao povo de Deus foi no Êxodo, quando Deus libertou o povo de Israel das mãos do Egito. Devemos entender que um escravo era redimido quando alguém comprava sua liberdade, quando findava sua dívida (no caso de escravidão por dívida) ou quando alguém ou algum império o libertava numa batalha. Assim, Deus libertou os israelitas numa batalhas entre Ele e Faraó, onde Deus destronou todos os falsos deuses do Egito, desde o próprio Nilo até o primogênito de Faraó.

O Evento do Êxodo tem uma importância central nas Escrituras, pois além de, de fato ter libertado os israelitas, o Êxodo aponta para uma libertação muito maior, e muito mais significativa, a libertação da escravidão do pecado. Em João 8. 34 Jesus afirma que todo aquele que comete pecado é escravo do pecado. Mas no versículo 36 Jesus diz que se o Filho nos libertar verdadeiramente seremos livres.

A redenção que Jesus nos deu tem dois aspectos. O primeiro é uma libertação imediata, é a libertação da condenação do pecado. Quando nascemos de novo Deus nos liberta de uma vez por todas da condenação do pecado, no sentido de que ele nos considera justos, perdoando-nos de todos os nossos pecados, e encravando na cruz a nossa dívida (Rm. 5. 1; Cl. 2. 13). O segundo aspecto da redenção que Cristo nos concede é a libertação da corrupção do pecado, no sentido em que ele nos libertas de nossas fraquezas progressivamente, até que ele volte. Neste sentido, “aquele que começou a boa obra em vós há de completá-la até o dia de Cristo” (Filipenses 1. 6). Esta libertação progressiva se dá através da ação do Espírito Santo e da nossa responsabilidade de negarmos a nós mesmos, carregando a nossa cruz, diariamente.

Por isso devemos louvar nosso salvador e redentor, porque ele nos comprou com seu sangue, para vivermos como livres da condenação do pecado, e desfrutarmos do poder de livrar-nos de nossas fraquezas.

 

Que Deus nos abençoe!

Compartilhe:

Novidades

Acesse as últimas pregações, aulas e estudos bíblicos

23/08/2022
50 ANOS DE IPB DIADEMA
IP Diadema

22/08/2022
ESTUDO ESPECIAL DE FÉRIAS – AS BEM-AVENTURANÇAS
IP Diadema

07/10/2021
1ª SEMANA DA FÉ REFORMADA DO PRRD
IBRAK PRRD

Igreja Presbiteriana do Brasil em Diadema -
Todos os direitos reservados.