Menu Mobile

 

 
Fechar galeria
IPB LOGO

Pergunta  102- Qual é o resumo dos quatro mandamentos que contêm o nosso dever para com Deus?

O RESUMO DOS MANDAMENTOS TEO-REFERENTES

Esta pergunta do Catecismo Maior de Westminster refere-se aos quatro primeiros mandamentos da série do Decálogo (dez mandamentos).

Os mandamos são: “Não terás outros deuses diante de mim!”; “Não farás para ti imagem de escultura!”; Não falarás o nome do Senhor teu Deus em vão!”, “lembra-se do Sábado, para o santificar, nele obra alguma farás!”. Estes quatro primeiros mandamentos do Decálogo são denominados de Teo-referentes porque são mandamentos que dizem respeito à nossa relação direta com Deus. Os demais mandamentos, os outro seis, são direcionados às nossas relações inter-pessoais, como por exemplo, honrar pai e mãe, não roubar, não cobiçar, não dar falso testemunho, etc.

De acordo com o Catecismo Maior de Westminster, os quatro primeiros mandamentos, que são direcionados a Deus, eles se resumem no maior mandamento, qual seja, de amar a Deus de todo o coração, mente, força, alma e espírito. Veremos as implicações desta afirmativa a seguir. Considerando que a quebra de um desses mandamentos implica na quebra do princípio do amor a Deus acima de tudo, segue as implicações da quebra dos quatro primeiros mandamentos.

A idolatria é falta de amor a Deus. Quando alguém descumpre o mandamento de não ter outros deuses está, em outras palavras, deixando de amar a Deus. A Bíblia fala dos ídolos do coração (Ez. 14. 1-11). Daremos alguns exemplos de ídolos do coração: A preguiça, o entretenimento, e o laser descontrolados tornaram-se, para muitos, ídolos do coração. Boa parcela de cristãos hoje não investem tempo a sós com Deus por causa destes ídolos.

A construção de imagens de Deus é uma falta de amor a ele. O segundo mandamento nos diz para não fazermos imagens de escultura. O contexto sugere que o autor esteja se referindo a imagens para serem usadas nos cultos. Todavia, imagens genéricas de Deus, mesmo que não seja para culto, é expressamente proibido em Dt. 4 e Jo. 4 onde diz que os israelitas não viram a face e também onde afirma que Deus é espírito. Fazer imagens de Deus é quebrar o maior mandamento, de amá-lo.

O terceiro mandamento também é uma forma de demonstrarmos amor a Deus, bem como de demonstrar que realmente o honramos. É o mandamento de não falar o nome do Senhor nosso Deus em vão. A fala é um canal fundamental de demonstração de carinho e amor por alguém. Jesus dissera certa feita que aquele povo o honrava com os lábios, mas, seus corações estavam longe dele. Devemos honrar a Deus com nossos lábios, louvando-o, zelando por seu nome, e evitando fazer votos precipitados.

Por último, uma das formais mais evidentes de amarmos a Deus sobre todas as coisas, é priorizarmos um tempo para ele, e o quarto mandamento trata exatamente sobre esta questão, quando nos manda guardar o sábado. No Novo Testamento a Igreja passou a se reunir no primeiro dia da semana, o mesmo dia que Jesus ressuscitou, e o mesmo dia que João teve a visão do Apocalipse. Devemos separar um dia para descansar nosso corpo, e adorar a Deus de forma solene e pública. Assim, vimos que amar a Deus acima de tudo é não ter outros deuses, é não fazer imagens de Deus, não falar o nome dele em vão, e cultuá-lo regularmente em comunidade. Que Deus nos dê a graça de conseguir demonstrar este amor a ele.

 

A Ele seja a glória, amem!

Compartilhe:

Novidades

Acesse as últimas pregações, aulas e estudos bíblicos

23/08/2022
50 ANOS DE IPB DIADEMA
IP Diadema

22/08/2022
ESTUDO ESPECIAL DE FÉRIAS – AS BEM-AVENTURANÇAS
IP Diadema

07/10/2021
1ª SEMANA DA FÉ REFORMADA DO PRRD
IBRAK PRRD

Igreja Presbiteriana do Brasil em Diadema -
Todos os direitos reservados.