Menu Mobile

 

 
Fechar galeria
IPB LOGO

ORAÇÃO E AÇÃO (SALMO 20)

 

Oração pelo rei ao Rei dos Reis. O salmo compreende um momento ímpar na vida de um homem, este homem não era alguém comum, mas sim, o rei de Israel, pronto para enfrentar um cenário de sangue, poeira, suor, homens com corações   e pensamentos incertos pois estavam indo para um lugar onde talvez não voltariam mais para suas esposas e filhos, a morte torna-se mais próxima dos pensamentos e conversas do dia até a noite, é assim que uma palavra simples no verso 1 descreve “dia da tribulação”.

Este é um cenário onde qualquer homem espera um único evento, a saber, um milagre, algo que só poderá vir de Deus, independente dos carros, cavalos, armas, a valentia dos soldados, o que esperavam era a intervenção do “Senhor dos exércitos, o Deus de Jacó “.

Afirmações como: “O Senhor te responde…”, “te eleve em segurança “(v1), “te envie socorro”, “te sustenha”(v2), “conceda-te”, “realize”(v4), “satisfaça (v5), “o Senhor salva”, “responderá”(v6), “dá vitória ao rei”(v9), mostra-nos a esperança e confiança que os homens tinham ou devem ter no Deus de Israel,  porém, o salmo nos ensina que essa fé não pode ser de forma alguma sem ação, a oração (v2) é indispensável antes de qualquer guerra e é assim que nos conscientizamos de que nosso socorro vem do Senhor. Ofertarmos ao Senhor o que temos e o que somos (v3) também é uma forma de ganharmos as guerras santificando à Deus nossas vidas, certos de que a vitória   de Deus sempre virá e celebraremos a vitória (v5).

Ao final da guerra a pessoa que será sempre exaltada é Deus, não o rei ou seus exércitos, não serão louvadas nossas orações ou quem ora, mas sim, o Deus que sempre responde cada oração, não são nossas palavras e nem mesmo nossos atos que serão os responsáveis por nossas vitórias o que não quer dizer que devemos deixar as coisas simplesmente acontecerem, a bíblia nos ensina que nossa oração é o meio pelo qual Deus faz com que as coisas aconteçam, (Tg 4.2).

Em Mt 24.14 nos assegura que o fim certamente virá, entretanto, o Senhor Jesus nos diz que devemos orar para que o seu reino venha (Mt 6.10), somos em oração cooperadores das obras de Deus no mundo.

Que cada crente possa entender que orar é um grande privilégio.

 

Compartilhe:

Novidades

Acesse as últimas pregações, aulas e estudos bíblicos

23/08/2022
50 ANOS DE IPB DIADEMA
IP Diadema

22/08/2022
ESTUDO ESPECIAL DE FÉRIAS – AS BEM-AVENTURANÇAS
IP Diadema

07/10/2021
1ª SEMANA DA FÉ REFORMADA DO PRRD
IBRAK PRRD

Igreja Presbiteriana do Brasil em Diadema -
Todos os direitos reservados.