Menu Mobile

 

 
Fechar galeria
IPB LOGO

Salmo 41 – O Deus misericordioso deve ser reconhecido em todos os momentos da nossa vida.

Este salmo encerra o 1º dos 5 livros dos salmos, aqui encontramos Davi preso a sua cama impossibilitado de lutar por si próprio e por seu povo também acredita ainda que essa enfermidade tenha vindo por causa de seus pecados ou ainda algum pecado específico que ele cometerá pouco tempo antes desta presente data (v4), o rei se encontra sem apoio de seus parentes e seus amigos e o que aparentemente seria um dos seus amigos mais íntimos revela suas reais intenções que não o ajudam neste momento de necessidade (v9), a vida não parece estar a favor do rei e ainda os amigos que ele fizeram ao longo de suas conquistas agora parecem estar aproveitando de sua situação para tomar-lhe seu reino, riquezas e obter fama de ser a pessoa que despedaçou um governo que foi instituído pelo próprio Deus (Gn 49.10).

Davi conhecia a si próprio e também conhecia a Deus ele tinha a certeza de que suas promessas não são vazias ou frustradas pelo tempo ou homem ou investidas de Satanás aprendemos neste salmo as seguintes lições:

1 – Deus retribui com misericórdia e cuidados àqueles que tratam os necessitados com empatia e misericórdia cuidando de cada item de sua vida e pelo tempo que Ele achar necessário, a frase “tu lhe afofas a cama…” pode ter o significado de alguém que cuida do conforto do doente ou ainda aquele que deixa a cama arrumada depois que o que estava nela não precisará mais deitar nela, de uma forma ou de outra devemos ter a consciência de que o cuidado de Deus para com os seus são em todo momento e em todo o tempo enquanto necessitarmos. (vv 1-3)

Mesmo parecendo que todos os que conhecemos nos abandonaram ou estão torcendo por nossa ruína, Deus estará nos guiando em triunfo.

2 – Devemos estar dispostos e com o coração sincero à Deus e esperarmos por Ele confiando em Seu julgamento para que com justiça, mas, também com sua misericórdia Ele moldará nosso caráter por mais dolorido que seja. Estejamos prontos para conseguirmos também desfrutarmos destes momentos (Rm 5.3-5). (v4;10-12)

3 – Nossa maior prioridade deve ser sempre o louvor eterno a glória de Deus pois é assim que Deus quer que seja ao responder cada oração e agir sempre nos momentos certos da história ainda que pra nós pareçam ser atrasados em algumas ocasiões, devemos ter a consciência que teve Jó ao sofrer olhou para o céu e ponderando sobre o caráter dAquele que havia lhe dado tudo disse: “ainda que Ele me mate, nEle esperarei; contudo meus caminhos defenderei diante dEle…” ( Jó 13.15), nossas orações não são em si mesmas santas e nem nossas palavras em si mesmas poderosas mas, o Deus que recebe e responde sim, é Santo e todo poderoso, confiemos em seu caráter aguardando com fé para louvar para sempre Sua Glória. (v13).

Compartilhe:

Novidades

Acesse as últimas pregações, aulas e estudos bíblicos

23/08/2022
50 ANOS DE IPB DIADEMA
IP Diadema

22/08/2022
ESTUDO ESPECIAL DE FÉRIAS – AS BEM-AVENTURANÇAS
IP Diadema

07/10/2021
1ª SEMANA DA FÉ REFORMADA DO PRRD
IBRAK PRRD

Igreja Presbiteriana do Brasil em Diadema -
Todos os direitos reservados.