Menu Mobile

 

 
Fechar galeria
IPB LOGO

O CÂNTICO DA IGREJA DO SENHOR

 

Os homens na Bíblia que não seguem ao Senhor se estabelecem em cidades buscando estabelecer o seu próprio nome e fama (Gn 36.31-43). O povo de Deus é peregrino e forasteiro, cuja característica principal nessa terra e no porvir é louvar a Deus. Adorar a Deus faz parte da identidade dos cristãos, pois o Pai procura adoradores que o adorem em espírito e em verdade (Jo 4.24). A Igreja do Senhor, por isso, vive para cantar ao Senhor, para louvá-lo! Pelo que esse cântico é motivado?

O cântico da Igreja do Senhor é motivado pela grandeza de Deus (v.1). Ele é “mui digno de ser louvado” (v.1).  A grandeza de Deus é insondável (Sl 145.3) e a Igreja do Senhor é chamada a louvá-lo, tal como fizera o apóstolo Paulo diante da profunda sabedoria de Deus na salvação do seu povo: “Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos!” (Rm 11.33). Devemos nos admirar com as suas obras, com a sua majestade e porque ele habita em nosso meio (v.9). Qual é o maior privilégio da Igreja de Cristo? Adorar o Cordeiro, o nosso grande Rei para sempre (v.2).

O cântico da Igreja do Senhor é motivado pela misericórdia de Deus (v.9). A misericórdia de Deus para com os seus eleitos foi demonstrada mais esplendidamente na cruz de Cristo (veja Rm 5.8). A comunidade dos cristãos presta culto ao Senhor baseada nas misericórdias de Deus (Rm 12.1-2). As misericórdias do Senhor não têm fim, elas se renovam a cada manhã (Lm 3.22-23). Qual é o motivo para constantemente louvarmos ao Senhor? As suas misericórdias. Qual é o resultado das suas misericórdias? Alegria! “Alegre-se o monte Sião” (v.11). O cântico do povo do Senhor é cântico de alegria, porque ele “será nosso guia até a morte” (v.14). Como louvar alegremente ao Senhor quando há tristeza no coração? Recordando-se das misericórdias do Senhor!

O cântico da Igreja do Senhor é motivado pela justiça de Deus (v.10). Observe como a Igreja Militante é sofredora: perseguição psicológica, social, moral e física. A oposição que é feita a ela é extremamente dura. Porém, por causa da justiça de Deus ela sairá vitoriosa ante a todos os inimigos que tentam destrui-la. Cantaremos eternamente diante do Senhor, porque a Igreja Militante é também Igreja Gloriosa: “Vi também a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, ataviada como noiva adornada para o seu esposo” (Ap 21.2). Cantaremos ao Senhor sem pranto no coração, livres da opressão maligna e cheios de alegria na presença do nosso Deus!

Temos, Igreja do Senhor, motivos para louvarmos ao bom nome do nosso Deus: a sua grandeza, a sua misericórdia e a sua justiça. Somos o povo da alegria advinda do privilégio de adorá-lo na beleza da sua santidade! “Engrandecei o Senhor comigo, e todos, à uma, lhe exaltemos o nome (Sl 34.3).

Compartilhe:

Novidades

Acesse as últimas pregações, aulas e estudos bíblicos

23/08/2022
50 ANOS DE IPB DIADEMA
IP Diadema

22/08/2022
ESTUDO ESPECIAL DE FÉRIAS – AS BEM-AVENTURANÇAS
IP Diadema

07/10/2021
1ª SEMANA DA FÉ REFORMADA DO PRRD
IBRAK PRRD

Igreja Presbiteriana do Brasil em Diadema -
Todos os direitos reservados.