Menu Mobile

 

 
Fechar galeria
IPB LOGO

LIÇÕES DAS TRIBULAÇÕES 

As tribulações pelas quais passamos são professores eficientes, porque elas nos ensinam, na prática, tudo aquilo que temos aprendido de Deus em sua Palavra. Elas, as tribulações, são inevitáveis, mas à medida que aprendemos mais sobre Deus estando sob elas, cresceremos no caráter e esperança cristãs. O salmista visa nos ensinar as lições das tribulações neste salmo.

A primeira lição das tribulações é lembrar das obras de Deus. A amargura das tribulações conduz-nos a pensar sempre no que de pior pode nos acontecer. Ela nos faz esquecer daquilo que Deus realizou no passado. O salmista salienta que “tudo isso [tribulações] nos sobreveio; entretanto, não nos esquecemos de ti” (Sl 44.17). Do que o salmista se lembrava? Dos feitos poderosos de Deus no passado em favor do seu povo, pois não foi a força humana que os libertara, mas o braço forte de Deus (v.1-8). Este é um salmo didático, ele se propõe a nos ensinar a como devemos agir em situações como essa. Por isso, a melhor memória que temos das obras de Deus é a sua Palavra. Ali podemos ser fortalecidos pela memória do que Deus fez pelo seu povo. Além disso, não devemos nos esquecer dos momentos em que ele revelou-se a nós em nossos dias de luta, seja revelando a sua fidelidade, conforto e amor, ou o seu livramento providencial.

A segunda lição das tribulações é considerar a justiça de Deus. Deus é um Pai amoroso, cujo prazer é abençoar os seus filhos. Deus provou o seu amor por nós ter-nos dado o seu Filho por nós (Rm 5.8), suprindo as nossas necessidades diárias (Mt 6.25-33), ensinando-nos a sua Palavra (Ef 4.12), mas também nos disciplinando (Sl 44.9-16). O salmista reconhece as obras que Deus realizou no passado, mas enxerga corretamente que as lutas que enfrenta é uma disciplina do próprio Deus. Deus usou outra nação para disciplinar a Israel. Por vezes, as lutas que enfrentamos em nossa vida é o resultado dos nossos próprios pecados. Por isso, Deus nos disciplina para o nosso bem, a fim de que participemos de sua santidade.

A terceira lição das tribulações é a fidelidade a Deus. Apesar da disciplina, das lutas que enfrentamos, não somos autorizados a nos esquecer de Deus, nem de sua aliança (v.17). O amor que devemos demonstrar a Deus é sobretudo incondicional. As circunstâncias não justificam a infidelidade. Deus sabe quando nos afastamos dele em nosso coração (v.21). Quando atingidos pelas adversidades nos sentimos esquecidos por Deus (v.24). Porém, ao invés de a infidelidade ser o caminho a percorrer, aprendemos com o salmista a orar a Deus (v.23-26) e clamar por livramento, buscando socorro no refúgio verdadeiro que é o Senhor.

As tribulações nos ensinam a lembrar das obras de Deus, da justiça de Deus e manter-nos fiéis a ele. Deus pode nos livrar das nossas tribulações, mas se ele não quiser, podemos saber que a sua graça nos basta, porque o seu poder se aperfeiçoa na fraqueza, visto que quando somos fracos então é que somos fortes (2Co 12.7-10).

Compartilhe:

Novidades

Acesse as últimas pregações, aulas e estudos bíblicos

23/08/2022
50 ANOS DE IPB DIADEMA
IP Diadema

22/08/2022
ESTUDO ESPECIAL DE FÉRIAS – AS BEM-AVENTURANÇAS
IP Diadema

07/10/2021
1ª SEMANA DA FÉ REFORMADA DO PRRD
IBRAK PRRD

Igreja Presbiteriana do Brasil em Diadema -
Todos os direitos reservados.