Menu Mobile

 

 
Fechar galeria
IPB LOGO

Em sua situação atual você pediria a Deus para a julgá-lo, sondá-lo? (Salmo 26)

O Sl 26 começa com esse pedido de Davi a Deus.

Davi sabe de sua vida íntegra e então pede para que Deus o julgue. Hoje, com a revelação divina completa sabe-se que o próprio Deus justifica o pecador e o redime através de Cristo. No entanto, Ele prepara o julgamento a todos, bons e maus e, assim, ele dará a cada um segundo o que o que já está ordenado pelo próprio Senhor.

O justificado por Deus sabe que ele faz justiça através do seu filho Jesus Cristo e, por isso, o objetivo de sua vida é perseverar. Ele persevera em sua vida cristã. O Senhor ajuda nessa perseverança quando quer forjar seus servos. O Senhor realiza em testes, ou exame, como é usado o termo em Sl 26.2. Aliás, nesse versículo, o salmista utiliza três imperativos para solicitar a sondagem divina e avaliar a sua integridade. O exame, a prova e a sondagem demonstram a aprovação de Deus e o cristão precisa ter alegria nisso.

Você conversaria com Deus, dizendo que está andando em integridade? Teria ousadia para pedir para Deus prová-lo? O Senhor varre o coração e mente. O que tem encontrado?

A Palavra deve ser a trilha da caminhada cristã. Assim como em Sl 26.3, o Sl 119.105 demonstra que a lei do Senhor é a luz para o caminho. Davi argumenta que tem andado com integridade através dos exemplos de sua condução perante as pessoas que não conhecem a Deus. No verso 4, assim como no Sl 1.1 ele não se assenta com os pecadores. E discorre sobre outras situações de não se associar com os que não professam a fé cristã. O cristão precisa estar alerta para as filosofias e vãs sutilezas que corrompem os bons costumes.

O amor para com Deus é declarado nesse salmo. O salmista ama a presença de Deus, pois declara a maravilhosa benção de estar na casa de Deus, que é o lugar onde Deus está. Deus esteve com o homem no paraíso, a presença Dele estava no tabernáculo, no templo. A partir da vinda do Espírito Santo essa presença está conosco, o lugar da habitação divina é o coração de quem é redimido. Assim a cada dia você precisa pedir e amar essa presença. Adore ao Senhor com o propósito claro em saber que ele habita, molda e transforma seu coração a cada dia. Que Ele o abençoe!

Compartilhe:

Novidades

Acesse as últimas pregações, aulas e estudos bíblicos

23/08/2022
50 ANOS DE IPB DIADEMA
IP Diadema

22/08/2022
ESTUDO ESPECIAL DE FÉRIAS – AS BEM-AVENTURANÇAS
IP Diadema

07/10/2021
1ª SEMANA DA FÉ REFORMADA DO PRRD
IBRAK PRRD

Igreja Presbiteriana do Brasil em Diadema -
Todos os direitos reservados.