DIANTE DA CORREÇÃO DE DEUS, VISLUMBRAMOS SUA GLÓRIA
Deus mostra seu cuidado e amor ao nos repreender quando pecamos (Hb 12.6).
Israel- Reino do Norte, capital Samaria, povo que desfrutara de certo conhecimento de Deus, eram o Seu rebanho (v.1), herdeiros de uma promessa que jamais foi quebrada da parte de Deus (v.1-2). Passavam por momentos de grande devastação terrena e espiritual pois, um dos maiores impérios da época os atacava cruelmente. Os Assírios não eram invencíveis, não para o “Senhor dos exércitos” (vv 4;14;19), pois já os havia destruído antes (IIRs 19.25). Durante 209 anos de existência deste reino, de Jeroboão e outros 18 reis que reinaram, todos estiveram distantes dos princípios do Senhor. Estão passando pela correção do pastor, o Agricultor que os trouxe de outra terra e os plantou em terras mais prósperas e os deixou sem proteção para serem vindimados (8.13).
O pecado separa o homem de Deus (Rm 3.23; 6.23), mas ainda sim esses podem ser perdoados por ele (Is 1.18).
v.14 – “volta-Te”, “Te rogamos” – É um chamado de um coração humilhado e que entendeu que errou e pelas dificuldades que enfrenta percebe que somente um clamor para que Deus volte seu rosto para si pode restaurá-lo.
“Olha do céu” – É saber que Deus é Soberano, Alto, Sublime e como tal, deve ser reverenciado em todo o tempo.
“Faze resplandecer o Seu rosto e seremos salvos” (vv. 3;7;19) – É ter a certeza de que o povo escolhido de Deus jamais perecerá.
Que possamos valorizar o que Deus já fez por nós para que nunca nos desviemos dos Seus caminhos (v18).