Menu Mobile

 

 
Fechar galeria
IPB LOGO

DEUS COMO DEFENSOR DOS FRACOS (Salmo 10)

 

Uma das certezas deixadas pelo Evangelho é a de que passaremos por diversas aflições (Jo. 16. 33). Essas aflições, por vezes, se dão por meio de pessoas de coração ímpio, que oprime e persegue o crente. Jesus deixou claro que passaríamos por perseguições, pois se ele mesmo e os profetas antes dele foram perseguidos, certamente nós também seremos perseguidos.

Quando somos perseguidos e oprimidos por pessoas ímpias (ímpios aqui não apenas no sentido institucional, ou seja, pessoas que não sejam da igreja, mas ímpios de coração, o que pode incluir até mesmo “crentes”), temos às vezes a sensação de abandono. É um dos sentimentos que mais faz o crente sofrer, a sensação de está encurralado, oprimido, e abandonado.

Além da sensação de estar sozinho, outra situação que nos entristece profundamente é presenciar os impiedosos nos perseguirem, praticarem injustiças para conosco, e ainda assim escaparem do juízo e correção de Deus. Nesses momentos o desejo humano é de que Deus castigue o nosso opressor. Esse é um pano de fundo do salmo 10. O salmista aponta Deus como solução para o oprimido.

O salmo 10 aponta Deus como o defensor do oprimido (v. 14). Deus defende a causa dos oprimidos. Nesse sentido, Deus toma as dores dos seus servos, e os defende, castigando os ímpios. Por isso, quando somos oprimidos e temos a sensação de que Deus não está agindo, devemos confiar na justiça de Deus, e em seu amor para com seus servos. No momento certo Deus nos defenderá. Há o momento certo para isto (Hb. 4. 16).

O salmista aponta Deus ainda como rei, no versículo 16, de onde se depreende que, sendo Rei soberano sobre todas as coisas, ele controla, decreta e ordena todas as coisas, com vistas ao bem daqueles que amam a Deus (Rm. 8. 28). Deus é soberano, confie em sua soberania. Ele permite sofrermos, mas está conosco nos guardando e defendendo.

Finalmente, no versículo 17, o salmista apresenta Deus como aquele que fortalece o coração do oprimido. Quando estamos oprimidos, o primeiro a ser atingido é o nosso coração. Ficamos entristecidos e desanimados, e por vezes até depressivos. Então se você estiver sendo perseguido de forma injusta, confie em Deus e peça para ele fortalecer seu coração. E confie em sua soberania. “Ele tem cuidado de vós.” (1Pe. 5. 7).

Compartilhe:

Novidades

Acesse as últimas pregações, aulas e estudos bíblicos

23/08/2022
50 ANOS DE IPB DIADEMA
IP Diadema

22/08/2022
ESTUDO ESPECIAL DE FÉRIAS – AS BEM-AVENTURANÇAS
IP Diadema

07/10/2021
1ª SEMANA DA FÉ REFORMADA DO PRRD
IBRAK PRRD

Igreja Presbiteriana do Brasil em Diadema -
Todos os direitos reservados.