Menu Mobile

 

 
Fechar galeria
IPB LOGO

COMO ORAR SOB DISCIPLINA

Todos nós, filhos de Deus, carecemos de disciplina, porque somos pecadores. Deus restaurará nossa imagem à conformidade da imagem de Cristo. Por esse motivo, por vezes Deus nos submete muitas vezes à disciplina, para que sejamos mais santos, tal qual desejamos como filhos que desejam se parecer com o seu Pai celestial. Podemos aprender essa verdade com o Salmo 74. Como devemos orar a Deus quando estamos sob disciplina?

Em primeiro lugar, considere a sua identidade sob (v.1-3). A nossa nova identidade garante também novo tratamento da parte de Deus para conosco, seja em seu cuidado, seja em sua correção. Nós somos pecadores e precisamos da correção do Senhor e, segundo a sua palavra, ele corrige a todo aquele que ama (Pv 3.12). Sendo assim, sendo o povo redimido de Deus, podemos pedir para que ele considere quem somos em Cristo Jesus. E baseado em suas ternas misericórdias suplicar que nos restaure da disciplina sob a qual estamos.

Além disso, devemos também considerar a instrumentalidade da disciplina (v.4-11). Deus nos disciplina por meio de instrumentos, na maioria das vezes, pessoas. O povo de Deus estava sendo disciplinado por homens que estavam afrontando o povo do Senhor (v.10). Deus usa pessoas em nossas vidas, assim como tribulações, privações e circunstâncias adversas para tratar o nosso caráter. Nesse sentido, todas as coisas que nos acontecem têm teor disciplinar, porque todas elas “cooperam para o nosso bem” (Rm 8.28). Para que bem essas cooperam? Para sermos mais parecidos com Jesus (Rm 8.29).

Por fim, devemos também considerar a fidelidade de Deus na disciplina (v.12-17). Deus é quem executou os seus atos salvadores em favor do seu povo. E hoje ele continua sendo o mesmo Deus no presente momento de nossas vidas. “Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes por todos nós o entregou, não nos dará graciosamente com ele todas as coisas?” (Rm 8.32). Deus permanece fiel no cuidado com o seu povo, ainda que o discipline, a fim de que seja participante de sua santidade.

Portanto, o fim da nossa disciplina revela que Deus é, sobretudo, bondoso conosco, pelo fato de que ele mesmo nos concedeu a identidade de um povo redimido pela sua graça, que os eventos que nos acontecem têm um fim proveitoso, a despeito da nossa compreensão deles, e a sua fidelidade nunca jamais nos desamparará. Que Deus assim nos abençoe!

Compartilhe:

Novidades

Acesse as últimas pregações, aulas e estudos bíblicos

23/08/2022
50 ANOS DE IPB DIADEMA
IP Diadema

22/08/2022
ESTUDO ESPECIAL DE FÉRIAS – AS BEM-AVENTURANÇAS
IP Diadema

07/10/2021
1ª SEMANA DA FÉ REFORMADA DO PRRD
IBRAK PRRD

Igreja Presbiteriana do Brasil em Diadema -
Todos os direitos reservados.