Menu Mobile

 

 
Fechar galeria
IPB LOGO

A POSTURA CORRETA NAS TRIBULAÇÕES (Salmo 18)

O Senhor Jesus disse que passaríamos por aflições (Jo 16.33); Paulo, que há tribulações acima das nossas forças (2Co 1.8). Nós experimentamos tribulações variadas em nossa vida. Algumas, emocionais; já outras, psicológicas. Outras ainda, de caráter espiritual ou relacionais. O que intensifica nossa tribulação às vezes é não saber como proceder corretamente nelas. Nosso objetivo, então, é aprender hoje sobre qual é a postura correta que devemos ter nas tribulações, baseado no Salmo 18.

Em primeiro lugar, a postura correta nas tribulações é clamar a Deus (v.3,6a). Literalmente, gritar por socorro. As tribulações nos impõem medo (v.4,5), porque elas são maiores do que nós. Davi enxergou corretamente que seus inimigos eram mais fortes do que ele (v.17). Por isso, ele invocou o Senhor, “força minha” (v.1). Davi recorreu àquele que é a sua rocha, o seu libertador, o Todo-poderoso Deus (v.2). E o resultado é que Deus ouviu o clamor de Davi e o respondeu (v.6-15). Deus o livrou de seus perseguidores. Qual é a tribulação que você tem enfrentado? Clame a Deus por socorro, conte a ele, detalhadamente, a sua angústia. Ele é poderoso para livrá-lo, pois ele é o nosso libertador!

Em segundo lugar, a postura correta nas tribulações é confiar em Deus (v.20). Davi teve a oportunidade de liquidar o rei Saul, seu perseguidor, enquanto dormia. Porém, não levantou a mão contra ele. Davi agiu integramente diante do seu inimigo (v.23), amando o Senhor ao guardar a sua lei (v.21). O resultado de sua confiança em Deus foi recompensa (v.25). Deus recompensou Davi com o livramento (v.2,3, 16-19,27,35,43,48). Em nossas tribulações não podemos nos “apartar perversamente de Deus” (v.21), mas guardar a sua lei, provando que o amamos a despeito das injustiças que estejamos sofrendo, porque ele salva o povo humilde (v.27).

Em último lugar, a postura correta nas tribulações é glorificar a Deus (v.49). Ao nos livrar de nossas tribulações, Deus está interessado em se revelar a nós. As nossas mais marcantes experiências com Deus foram em momentos de tribulação. Portanto, lembre-se de que ao recebermos livramento, o resultado deve ser o testemunho dos feitos do Senhor. Ora, que testemunho dos feitos do Senhor é maior do que o livramento que ele nos proveu na cruz de Cristo, nos livrando de sua própria ira? Sim, ele nos deu o seu Filho como propiciação – sacrifício que desvia a ira – pelos nossos pecados. Portanto, devemos glorificá-lo anunciando o Evangelho aos que carecem de livramento eterno (v.49).

Deus é quem nos dá a vitória em nossas tribulações (v.50). Ele é o Deus que está conosco para todo o sempre. Louvado seja o nosso Deus por nos orientar em nossas tribulações. Somente a Deus glória.

Compartilhe:

Novidades

Acesse as últimas pregações, aulas e estudos bíblicos

23/08/2022
50 ANOS DE IPB DIADEMA
IP Diadema

22/08/2022
ESTUDO ESPECIAL DE FÉRIAS – AS BEM-AVENTURANÇAS
IP Diadema

07/10/2021
1ª SEMANA DA FÉ REFORMADA DO PRRD
IBRAK PRRD

Igreja Presbiteriana do Brasil em Diadema -
Todos os direitos reservados.