Menu Mobile

 

 
Fechar galeria
IPB LOGO

A IMPORTÂNCIA DAS PALAVRAS (SALMO 12)

 

A capacidade de comunicação, seja com palavras faladas ou escritas, é sem dúvida um dom de Deus para o homem. Através delas expressamos sentimentos, sensações, desejos, emoções, orações e pregação do evangelho. Esses dois últimos são os mais nobres de todas as listas.

Neste Salmo de Davi escrito a mais de dois mil anos atrás, é “mais atual do que o jornal que sairá amanhã” (Billy Graham).

No verso 1 a palavra de Davi é “Socorro!”. A oração é para que Deus salve, livre o servo fiel pois ele vive no meio de pessoas que parecem entender a importância das palavras, mas estão usando-as para o mal. Outros de nossos irmãos do passado como Elias, Isaías, Miqueias, Jeremias, Paulo, tiveram esta mesma preocupação.

O que parece é que vivemos atualmente o mesmo quadro onde não há mais pessoas que se importam com o próximo, esteja ele dentro de uma igreja ou não; vivemos no mesmo tempo em que pessoas que demonstram algum interesse em ajudar alguém pode ser que tenha um duplo interesse para também beneficiar-se disso.

Nos versos 2-4 vemos as palavras usadas pelos perversos dissimulados e bajuladores de palavras vazias e inúteis, às vezes com aparência de produtividade ou êxito, mas sempre são estéreis sem nada de bom produzir, causam efeito semelhante ao das drogas e prejuízo ainda maior. Nosso irmão Tiago também nos fala sobre o assunto em sua carta (Tg. 3.6-12).

O mundo ainda tem tentado dar novos rótulos a antigos pecados para fazê-los mais aceitáveis: bajulação é pensamento positivo, falso lisonjeio é elevar o moral, fingir amizade e ser amigável. Tudo isto é o oposto do que o Cristão deve fazer e devemos tomar cuidado com os que procedem assim ( Rm 16.17-18).

Finalmente, vem a palavra que realmente podemos confiar versos 5-8: é Deus quem fala.

Deus ouve as orações dos aflitos e diz que se levantará e dará socorro e cortará fora isto é, fará separação daqueles que procedem de forma errada e acham que não há senhor sobre eles, Deus mostrará que não só há Senhor como suas palavras tem poder pra realizar a destruição dos ímpios e o socorro aos aflitos, pois “sua palavra é como prata preciosa” v.6 , isso é mais que a garantia de que a palavra do Senhor é confiável, infalível e preciosa (Sl 119. 14, 72).

O mundo atual e o avanço da tecnologia do mundo virtual têm mostrado pessoas cada vez mais em busca por quem se importe com suas roupas, ideias, estilo de vida, viagens etc.

Pessoas buscam visualizações e perfis de redes sociais, sem se importar com a sinceridade de quem esta do outro lado em muitos desses casos a “vileza” é exaltada (v. 8) como imoralidade, nudez, ganância, luxúria. O que Deus condena desde o princípio hoje é tido como entretenimento. Não é um problema o cristão e ter amizade com pessoas do mundo, o problema é quando as pessoas do mundo não o veem como um cristão.

Devemos cuidar para que nossas palavras tenham sempre o princípio e fundamento baseados em nosso Senhor. Que Deus nos abençoe.

Compartilhe:

Novidades

Acesse as últimas pregações, aulas e estudos bíblicos

23/08/2022
50 ANOS DE IPB DIADEMA
IP Diadema

22/08/2022
ESTUDO ESPECIAL DE FÉRIAS – AS BEM-AVENTURANÇAS
IP Diadema

07/10/2021
1ª SEMANA DA FÉ REFORMADA DO PRRD
IBRAK PRRD

Igreja Presbiteriana do Brasil em Diadema -
Todos os direitos reservados.