Menu Mobile

 

 
Fechar galeria
IPB LOGO

LEIA O SALMO 13 E VEJA: COMO VOCÊ TEM LUTADO AS BATALHAS?

Nesse salmo o salmista demonstra já no primeiro verso três coisas que passavam em sua mente, mesmo tendo consciência de quem era seu Senhor. Ele, de forma equivocada, pensa que Deus tem falhado em três aspectos; o tempo de resposta, o senso de esquecimento e o afastamento. O salmista pergunta para Deus quando ele o ouvirá, se lembrará, aparecerá. Essa pastoral começa com algumas perguntas muito inquietantes, tais como as de Davi.

O que você tem esperado de Deus? Você julga demorada a resposta divina? O sentimento em seu coração tem sido o mesmo de Davi? Você pensa que Deus não responde as suas orações? Ou que Ele esquece dos seus pedidos? Até mesmo acha que Deus está tão longe ou escondido que você não consegue vê-lo? Assim como Davi essas coisas que te incomodam, fazem com que seu coração se perturbe e, assim, passa a ter muita tristeza como salmista demonstra.

A inquietação do salmista o faz olhar, perguntar se os inimigos triunfariam sobre ele. Aqui se vê o desespero que ele provavelmente tinha naquele momento. Davi sempre confiou em Deus quanto às suas batalhas. Isso é demonstrado nas várias lutas, alguns exemplos como a guerra contra Golias, quando as mulheres cantam sobre suas vitórias, quando ele estava até mesmo com seus inimigos, mas luta pedindo a orientação para Deus. No entanto aqui ele se vê sem saber se Deus estava presente com ele.

Às vezes parece que você fica como Davi. Tão rebelde em seu coração a ponto de não ver, ou ouvir o que Deus tem a falar. No entanto, na continuação do salmo, esse harpista, sendo servo, se dirige e, reconhece novamente quem é o seu Senhor, e suplica a Deus para que responda os seus questionamentos. Ele pede para ver o que é necessário em sua vida, mesmo que venha a sentir que a morte está próxima a ele. Esse guerreiro não quer ter a vergonha de ver os seus inimigos vencendo as batalhas contra ele. Ele pede para Deus intervir de forma que seus adversários não o vejam escorregar.

Davi demonstra confiar na lealdade, bondade e fidelidade de Deus. Então passa, agora, diante da mudança de visão, ao invés de ver os seus inimigos gritarem em exultação, se regozija ao saber que Deus o iluminou para ver a sua vitória, a sua salvação. O músico começa a alegrar-se em Deus e cantar de júbilo pela convicção dada ao seu servo. Da mesma forma você precisa olhar para Cristo e saber que ele lutou e continua a lutar pelas nossas lamentações. Saiba que tudo o que era necessário para sua vida, Jesus já conquistou: a vitória sobre a morte eterna. Regozije-se no Messias!

Compartilhe:

Novidades

Acesse as últimas pregações, aulas e estudos bíblicos

23/08/2022
50 ANOS DE IPB DIADEMA
IP Diadema

22/08/2022
ESTUDO ESPECIAL DE FÉRIAS – AS BEM-AVENTURANÇAS
IP Diadema

07/10/2021
1ª SEMANA DA FÉ REFORMADA DO PRRD
IBRAK PRRD

Igreja Presbiteriana do Brasil em Diadema -
Todos os direitos reservados.