Menu Mobile

 

 
Fechar galeria
IPB LOGO

A CONFIANÇA EM DEUS EM TEMPOS DE AFLIÇÃO

A confiança em Deus é algo que, certamente, é mais exigido de nós quando passamos por lutas. Devemos nos recordar de quem Deus é em nossas aflições e, então, buscá-lo. Podemos aprender com a experiência do escritor do salmo 70 que essa foi a sua atitude.

Confiar em Deus em tempos de aflição consiste em recorrer ao seu socorro (v.1). Deus deve ser a nossa única fonte de socorro quando passamos por momentos de angústia. Em meios às nossas aflições, somente Deus pode nos colocar em segurança, porque ele é nosso libertador (v.5). Deus fez uma aliança conosco, o seu povo. E esse vínculo que ele estabeleceu nos proporciona um acesso seguro à sua presença em tempos difíceis para suplicar o seu auxílio. É o sangue do mediador da aliança, Jesus Cristo, que nos garante a entrada em sua presença para “recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna” (Hb 4.16).

Além disso, confiar em Deus não exclui o nosso desejo de urgência em ele intervir em nosso favor (v.1,5). Naturalmente, o socorro vem “em ocasião oportuna” (Hb 4.16), mas as nossas petições perante de Deus dizem muito a respeito da confiança que depositamos nele. O salmista conhecia o seu Deus (v.5). Porque Deus é o “SENHOR”, o Deus da aliança, o escritor sabia que ele intervém e, por isso, pediu que Deus se apressasse em socorrê-lo. Conhecer o caráter de Deus nas Escrituras nos dará profunda convicção de que ele é “socorro bem presente nas tribulações” (Sl 46.1) e, assim, expressar diante dele o nosso desejo de urgência em ele atentar para nós em nosso sofrimento (v.5).

Tudo isso visa unicamente a glória de Deus (v.4). O desejo do salmista em sua oração é que nenhum daqueles que buscam a Deus sejam frustrados, a fim de que seja dito: “Deus seja magnificado” (v.4). A alegria decorrente de nossas orações ouvidas são motivos para exaltarmos a Deus. Deus tem poder para nos livrar de nossas tribulações. Buscá-lo nesses dias difíceis é uma expressão de fé que agrada o seu coração.

Passaremos por muitas tribulações neste mundo, mas a promessa de Deus é que haverá um dia em que a nossa alegria será decorrente da restauração de todas as coisas. A vinda de Jesus é próxima. As nossas lutas, ainda que dolorosas, são breves (1Pe 1.6). O tempo eterno de nossa alegria está chegando. Não haverá, nunca jamais, nesse tempo, súplicas de socorro, pois estaremos à salvo no reino eterno do Senhor Jesus Cristo. Que Deus continue abençoando a sua vida!

Compartilhe:

Novidades

Acesse as últimas pregações, aulas e estudos bíblicos

23/08/2022
50 ANOS DE IPB DIADEMA
IP Diadema

22/08/2022
ESTUDO ESPECIAL DE FÉRIAS – AS BEM-AVENTURANÇAS
IP Diadema

07/10/2021
1ª SEMANA DA FÉ REFORMADA DO PRRD
IBRAK PRRD

Igreja Presbiteriana do Brasil em Diadema -
Todos os direitos reservados.