Menu Mobile

 

 
Fechar galeria
IPB LOGO

O DEVER DO CRENTE QUE PARTICIPOU DA SANTA CEIA

Os deveres cristãos referente à Santa Ceia não se limitam à preparação para participar da mesma, mas, antes, estende-se para o pós-ceia. Neste sentido, devemos entender que a Santa Ceia produz impacto para a vida cristã continuamente. Por isso, não devemos apenas nos preparar para participar da Santa Ceia, mas também viver de forma coerente a participar da mesma.

Este princípio é fundamental, pois há muitos crentes que tomam a Santa Ceia e logo em seguida vivem uma vida que não condiz com a conduta que se espera de um cristão. Dessa maneira, esses crentes desonram o nome do Senhor e o Sacramento da Santa Ceia. É necessário sabermos como viver uma vida digna e coerente de um participante da Santa Ceia. Neste sentido o Catecismo Maior de Westminster nos ajudará a entender quais são essas atitudes, que fundamentam a coerência cristã diante da ministração da Ceia do Senhor.

A primeira atitude que devemos ter ao participar da Santa Ceia é “bendizer a Deus” (CMW, 175). Isto significa que devemos, de fato, ter uma atitude de louvor a Deus, por ter nos privilegiado com tamanha graça, que é ser participante da mesa do Senhor. A Santa Ceia nos faz lembrar do sacrifício de Cristo, e que nós fomos batizados em seu corpo por sua morte. Isto deve ser, com toda certeza, motivo de muita alegria em nossos corações. Esta alegria deverá resultar em uma vida de constante louvor a Deus.

O crente deve também se auto avaliar para verificar se houve alguma inconsistência em sua atitude de cristão, diante da Ceia do Senhor. Se verificar que houve um mau preparo ou uma atitude inadequada como participante da Ceia, deverá então redobrar os cuidados quanto à vigilância para a próxima vez em que for tomar a Santa Ceia.

Como vimos, os cuidados com a Santa Ceia envolvem não apenas o preparo para participar da mesma, mas, antes, um contínuo e persistente temor, pois a Santa Ceia é central na vida cristã, pelo simples fato de que ela aponta retroativa e progressivamente. Que Deus nos dê a graça de sermos servos vigilantes na participação deste evento tão sublime e importante para a vida cristã, que é a Santa Ceia.

 

Compartilhe:

Novidades

Acesse as últimas pregações, aulas e estudos bíblicos

04/06/2021
1ª CONFERÊNCIA TEOLÓGICA REFORMADA
IBRAK PRRD

29/03/2021
CULTO DA RESSURREIÇÃO
IP Diadema

26/03/2021
CULTO DAS SETE PALAVRAS
IP Diadema

Igreja Presbiteriana do Brasil em Diadema -
Todos os direitos reservados.